1. HOME
  2. »
  3. Economia
  4. »
  5. O que é INPC e como este índice pode afetar o seu investimento

O que é INPC e como este índice pode afetar o seu investimento

Na imagem, uma mulher olhando para o celular de frente ao computador. Na telas, imagens de gráficos.

Quando o assunto é inflação, você sabe o que significa INPC?  A sigla de Índice Nacional de Preços ao Consumidor mede a variação dos preços de produtos e serviços para o comprador final. Mas o seu foco está nas famílias de baixa renda. 

E ele também apresenta dados interessantes para quem lida com investimentos, porque como se trata de um índice inflacionário, gera assim um impacto nos resultados dos ativos financeiros. 

Por isso, entender sobre este índice é importante para ele ser utilizado como um aliado para as suas finanças. 

Mas se você tem dúvidas sobre o que é o INPC e quer entender mais como ele funciona, chegou ao local certo. Neste texto, vamos explicar mais sobre este índice e como ele pode afetar o seu investimento. 

Continue conosco!

INPC

O que é INPC?

Entenda agora sobre o conceito de INPC. Como explicamos na introdução, ele é um índice nacional que mede os preços de produtos e serviços com base em famílias de baixa renda. 

O INPC é medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE). Foi criado em 1979 e todos os meses obtém dados sobre a variação de preços no mercado. 

Assim, ele aponta o aumento do custo de vida da população, formada por famílias com renda mensal de até 5 salários mínimos. 

O INPC analisa a alteração dos preços de itens básicos, como feijãoe arroz, por exemplo, e também itens como medicamentos e meios de transporte.

Qual é a diferença entre INPC e IPCA?

A principal diferença entre o INPC e o IPCA, sigla de Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, é o grupo familiar analisado. 

Enquanto o INPC tem o seu foco em famílias com renda de até 5 salários mínimos, no IPCA esse cálculo é baseado em famílias que ganham 40 salários mínimos.

Além disso, os itens básicos têm mais peso no cálculo do INPC do que no IPCA, por abranger um grupo mais sensível às variações dos preços, gerando um maior impacto. 

Como é calculado o INPC?

O cálculo do INPC tem a sua coleta de informações no período de 1 a 30 ou 31 de cada mês. Essa pesquisa é feita em estabelecimentos comerciais, concessionárias de serviços públicos, domicílios e prestadores de serviços.

O INPC calcula os preços de nove grupos de produtos e serviços, divididos nas seguintes categorias:

  • Educação;
  • Alimentação;
  • Habitação;
  • Comunicação;
  • Transportes;
  • Artigos de residência;
  • Saúde e cuidados pessoais;
  • Vestuário;
  • Despesas pessoais.

Todos esses produtos são subdivididos em outros itens e o total de variações calculadas pelo INPC são de 465 subitens. 

É utilizado a média aritmética ponderada das 13 áreas abrangidas pelo Sistema (Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife, São Paulo, Brasília, Belém, Fortaleza, Salvador, Curitiba, Goiânia, Vitória e Campo Grande). Este resultado representa a variação mensal do custo de vida dessas famílias com renda de até 5 salários mínimos. 

INPC e os seus impactos nas finanças

Depois de explicar o que é o INPC e como ele é calculado, chegou o momento de abordar quais os impactos que ele causa em suas finanças.

Para deixar mais claro, vamos entender o processo inflacionário. Que de modo geral, é o aumento do nível nos preços de produtos e serviços.

A inflação é medida por diversos indicadores, sendo o IPCA o mais conhecido. Ele abrange diversos setores na economia, mas esses efeitos do indicador são bem diferentes da realidade vivida por famílias de renda mais baixa. 

Porque a variação de preços para esse grupo é mais sentida nos produtos básicos, incluindo alimentação, moradia, transporte, etc. 

E como esses itens têm uma variação de importância dentro de categorias, o INPC tem o maior foco nesses bens de consumo para a população de baixa renda. 

O INPC verifica o aumento do preço da passagem de ônibus, a elevação do preço do quilo do arroz, entre outros itens que impactam o dia a dia das famílias que ganham até 5 salários mínimos. 

Esse índice é muito importante para analisar como o aumento do nível de preço afeta as finanças de mais da metade da população brasileira.  

INPC nos investimentos

E o INPC é importante também para quem faz investimentos ou quer iniciar no mercado financeiro. Porque algumas aplicações usam o índice como indexador para assim, remunerar os investidores. 

Mas vale lembrar que o INPC tem relação com os investimentos de renda fixa. Porque se o índice sobe, é sinal de mais inflação no país.

E para inibir este processo, o governo aumenta a taxa Selic, que é a taxa básica de juros, para que as pessoas comprem menos e assim, haja redução na inflação. 

Muitos títulos de investimentos de renda fixa são indexados à taxa Selic e também aos indicadores IPCA e INPC. 

E quando ocorre a alta no INPC, os títulos financeiros de renda fixa que nele estão indexados melhoram a rentabilidade, o que é uma boa opção para os investidores.  

INPC

Comece a investir com segurança 

E se você quer investir com segurança sem temer as variações do INPC e da inflação, então conheça a Átrio Investimentos!

A Atrio é um escritório de assessoria da XP Investimentos, a maior corretora de valores da América Latina. Nossa equipe é responsável por prestar assessoria ao investidor na escolha dos produtos financeiros que se adequam aos objetivos do cliente. 

Assessoramos o investidor na montagem de uma carteira diversificada e personalizada, além de acompanhar os indicadores econômicos e respectivos impactos na carteira de investimentos do mesmo. 

E criando uma analogia, é como se a XP Investimentos fosse o banco e a Atrio Investimentos a agência que cuidará do seu atendimento, porém com profissionais especialistas em investimentos.

Portanto, comece a investir com segurança e garantia de boa rentabilidade. Acesse o nosso site e conheça mais sobre os nossos serviços. Seja um investidor de sucesso com a Atrio Investimentos!

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

quer saber mais sobre investimentos?