1. HOME
  2. »
  3. Investimentos
  4. »
  5. Ações do Ibovespa: como funciona o índice principal da B3

Ações do Ibovespa: como funciona o índice principal da B3

Imagem de uma pessoa segurando um celular e ao lado de um computador e gráficos impressos no papel

As ações do Ibovespa são um assunto muito frequente no mundo dos investimentos. E não é para menos, afinal trata-se do índice que avalia o desempenho dos ativos na Bolsa de Valores. 

Para quem está começando a investir, os diversos termos podem confundir. Provavelmente, já ouviu falar que o Ibovespa subiu ou caiu um número total de pontos, mas sem ter ideia do que isso significa. 

Apesar deste ser um assunto mais complexo, entender sobre as ações e o Ibovespa ajuda a entender melhor sobre como funciona o mercado financeiro. 

E pensando nisso, preparamos este guia, que explica com mais detalhes sobre o que são as ações do Ibovespa, o que este índice avalia e qual a sua importância. Aproveite a leitura!

ações ibovespa

O que são ações do Ibovespa

As ações do Ibovespa fazem parte do Índice da Bolsa de Valores de São Paulo, que é o principal medidor do desempenho desses ativos na B3, a bolsa de valores brasileira. 

Na prática, o Ibovespa reproduz quais são as ações mais negociadas no mercado do Brasil, em um período de tempo determinado. Esses ativos movimentam em torno de 80% do total diário na B3. 

Ativos de grandes empresas, como Petrobrás (PETR3 e PETR4), Vale (VALE3), Bradesco (BBDC4) e Ambev (ABEV3), por exemplo, fazem parte deste índice. 

A cada quatro meses, a carteira de ações do Ibovespa sofre variações e por isso passa por reavaliação. 

O índice foi criado no ano de 1968, na bolsa de valores de São Paulo. Mas é importante que ele não seja confundido com ela. 

Para entender melhor essa diferença, vamos fazer uma viagem no tempo, voltando ao ano de 2000. Nesta época, mudanças no mercado financeiro fizeram com que todas as bolsas brasileiras fossem integradas à bolsa de São Paulo. 

Assim, todas as negociações no mercado de capitais são feitas exclusivamente na Bovespa. Em 2008, a Bovespa se fundiu à BM&F, que é a Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros.

Com esta fusão, passou a ser chamada de BM & FBovespa. E no ano de 2017,a bolsa passou por uma nova fase, juntando-se à CETIP, sigla de Central de Custódia e Liquidação Financeira de Títulos Privados.

E com essa mudança, surge a B3, abreviação de Bolsa, Brasil e Balcão. Portanto, atualmente a Bovespa não existe mais e sim atua como o principal índice da bolsa de valores brasileira. Contudo, a nomenclatura é a Ibovespa. 

Critérios do Ibovespa 

Por representar uma carteira teórica das ações de empresas da B3 mais negociadas na bolsa, o Ibovespa realiza essa seleção seguindo alguns critérios específicos.

O objetivo é ter maior segurança e credibilidade na formação do índice da bolsa.

Em resumo, esses requisitos são:

  • devem aparecer em 95% dos pregões ocorridos no último ano;
  • devem abranger 85% do Índice de Negociabilidade (IN) da Bolsa;
  • os preços de negociações devem ser a partir de R$1,00, nunca abaixo;
  • ter pelo menos 0,1% de volume de negociações em um mesmo período. 

ações ibovespa

Quais são as principais ações do Ibovespa?

Seguindo esses detalhes de composição, as ações do Ibovespa fazem parte deste índice. Veja a seguir quais são os principais ativos que fazem parte desta carteira. 

Itaú Unibanco (ITUB4)

O Itaú Unibanco S.A é uma instituição bancária que tem grande destaque no mercado brasileiro. E na B3, as ações preferenciais são negociadas representam 6,05% do Ibovespa.

Vale (VALE3)

Criada em 1942, a Vale S.A. é a maior produtora de minério de ferro do mundo. Por isso, as ações ordinárias da instituição estão entre as mais antigas da B3, representando 12,57% do IBOV. Elas são negociadas sob o ticker VALE3. 

Petrobras (PETR3 e PETR4)

A empresa Petróleo Brasileiro S.A, mais conhecida como Petrobras tem o Governo brasileiro como seu maior acionista. A empresa tem ações negociadas sob os tickers PETR3, que são as ordinárias e PETR4, ou preferenciais. Ambas representam 3,91% e 5,02%, respectivamente.

Bradesco (BBDC4)

O Banco Bradesco S.A. é um dos maiores bancos do Brasil, criado em 1943. Suas ações preferenciais negociadas sob o ticker BBDC4, abrangem 4,69% do Índice Bovespa.

Ambev (ABEV3)

A Ambev S.A. também se destaca entre as ações Ibovespa. Os seus ativos ordinários da Ambev levam o ticker ABEV3, participando de 2,99% do Ibovespa.

Além destas ações Ibovespa citadas, vale a pena conferir a lista completa no site da B3 para verificar o desempenho de cada uma. 

A importância do Índice Bovespa

O Ibovespa é um importante indicador da economia nacional e é referência no mercado, porque ele serve como um termômetro do desempenho. 

Em período de crise financeira no país, por exemplo, essa realidade é refletida na bolsa, onde as ações são desvalorizadas. 

Por isso, quando um investidor identifica quedas muito bruscas no Ibovespa, deduz que o Brasil passa por um período difícil e por isso, avalia quais investimentos irá escolher. 

Esse exemplo revela a importância do Ibovespa para investidores nacionais, e também para investidores estrangeiros. Porque grandes empresas e investidores avaliam por ele toda a movimentação no mercado. 

E o Ibovespa é usado como benchmark, ou seja, um comparador de carteiras e fundos de investimentos de ações. Esse comparativo é avaliado por investidores ou gestores por meio do índice.

Na prática, se um investimento apresenta resultado superior à performance do Ibovespa, ele é considerado positivo. Mas se o resultado for inferior, é hora de mudar a estratégia. 

ações ibovespa

Conclusão

Entender as ações do Ibovespa e como esse índice funciona ajuda cada vez mais investidores que buscam diversificar sua carteira e investir de forma segura na bolsa. 

Assim, é preciso estudar como funcionam estas operações, além de ficar atento às oscilações do mercado e contar com um especialista, que é o mais indicado para você conseguir bons resultados, aplicando o seu dinheiro nesses ativos.

E com a Atrio Investimentos, você pode investir nessa categoria e contar com os nossos especialistas para te ajudar nesta caminhada! Para saber mais sobre a nossa assessoria e outros serviços, clique aqui e conheça!

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

quer saber mais sobre investimentos?