1. HOME
  2. »
  3. Investimentos
  4. »
  5. Ações MGLU3: Veja porque vale a pena investir na Magazine Luiza

Ações MGLU3: Veja porque vale a pena investir na Magazine Luiza

Ações MGLU3 porque vale a pena investir

As ações MGLU3 estão cada vez mais populares no mercado financeiro e esse pode ser o momento de você se tornar um investidor no mercado de renda variável.

Com um histórico consolidado e crescimento contínuo, uma das maiores empresas varejistas do Brasil continua tendo suas ações valorizadas na Bolsa.

Assim, pode ser interessante considerar adquirir parte dos seus títulos e apostar em um investimento lucrativo de longo prazo.

Se você ainda está com dúvidas sobre como funcionam as ações da Magazine Luiza, confira o conteúdo especial que a Atrio Investimentos preparou com tudo que você precisa saber antes de investir nos títulos MGLU3.

Confira agora!

Entenda tudo sobre as ações MGLU3

ações mglu3
Foto de: iev.com.br

As ações MGLU3 correspondem aos papéis de investimento da Magazine Luiza na Bolsa de Valores (B3), que são identificados pela sigla.

A empresa faz parte do chamado Novo Mercado, um segmento que se enquadra no mais alto nível da B3.

Isso significa que a cooperativa de varejo está bem situada no mercado de investimentos, um dos motivos que explicam a alta de suas ações.

Desde que entrou na B3, em 2011, a Magazine Luiza teve uma rentabilidade de 4.400% , até Junho de 2021. Em 2019, quando adquiriu a Netshoes, a empresa chegou a bater R$35 bilhões em valor de mercado.

Enquanto isso, em novembro de 2020, esse montante alcançou R$178,4 bilhões, superando o banco Bradesco. Diante desse cenário, é possível entender o porquê das ações MGLU3 seguirem em um crescimento contínuo, com alta valorização.

Esse pode ser o momento ideal para investir na empresa, que se tornou uma das maiores varejistas do mundo e tem previsões de continuar crescendo no futuro.

Por que MGLU3 é considerada uma growth stock?

No mercado financeiro existem algumas definições que descrevem determinados tipos de empresa, e uma delas é o termo growth stock.

Criado por Benjamin Graham, um influente economista inglês, o conceito de growth stock define as ações de uma empresa que tiveram um lucro acima da média do mercado, da qual se espera um comportamento semelhante no futuro.

Nesse caso, as ações representam um bom investimento para os acionistas, com grande potencial de geração de receitas.

Além disso, empresas growth stocks também possuem algumas características em comum, como:

  • Bom histórico de resultados;
  • Diferenciais competitivos;
  • Previsibilidade positiva;
  • Alta valorização de seus títulos;
  • Investimento visando crescimento acelerado.

Atualmente, a Magazine Luiza pode ser considerada um ótimo exemplo de growth stock. Isso porque ela apresenta todos os atributos que definem esse tipo de empresa, além de mostrar um crescimento surpreendente em pouco tempo na Bolsa.

Segundo a Forbes, as ações MGLU3 valorizaram mais de 18.000% entre janeiro de 2015 e janeiro de 2019. Inclusive, a empresa leva o título de “Amazon brasileira”.

Dessa forma, além de um histórico considerável no passado, investidores acreditam que a rede de varejo continuará reproduzindo esses resultados no futuro.

Por conta de todas suas características, a Magazine Luiza se tornou uma growth stock com investimentos de grande potencial a longo prazo.

Por que as ações MGLU3 se valorizaram tanto?

ações mglu3

Com a influente presença no mercado, as ações MGLU3 se valorizaram tanto, em primeiro lugar, pelo aumento exponencial do faturamento. 

Em 2019, o relatório anual disponível no site da empresa mostrou que o faturamento de 2017 até 2019 dobrou. Esse resultado traz grandes expectativas no mercado e reflete no aumento das ações da Magazine Luiza. 

Porém, existem outras características da empresa que levaram às ações MGLU3 crescerem tanto em pouco tempo, que são:

Cultura organizacional focada em pessoas

Uma empresa que valoriza os seus colaboradores é bem vista no mercado. A Magazine Luiza investe pesado no conhecimento de seus profissionais, com projetos próprios de formação e reconhecimento. 

Além disso, a marca se destaca pelo incentivo à inclusão, com programas criados para entrada de pessoas negras na empresa, além de projetos sobre LGBTQIA+ e sobre a luta das mulheres no mercado de trabalho. 

Em 2020, a empresa lançou um programa de inclusão de novos trainees totalmente voltado para pessoas negras. A decisão foi um pouco polêmica, mas trouxe uma revolução para os negócios brasileiros.

Até então, eles seguem com projetos voltados para inclusão e que valorizam os seus colaboradores.

Inovação tecnológica como base de seus negócios

Um dos destaques que fez as ações MGLU3 crescerem tanto no mercado foi a inovação tecnológica dentro da empresa. Desde 2014 funciona o Luizalabs, um laboratório de Tecnologia e Inovação com o objetivo de criar produtos e serviços com foco no varejo para todos os canais de venda da Companhia.

Em 2020, a tecnologia foi a maior aliada do mercado mundial para superar a crise instaurada durante a pandemia da Covid-19. O aplicativo recebeu otimizações como o MagaluPay e as entregas ganharam ainda mais agilidade.

O projeto Luiza Cods, voltado para formação de mulheres programadoras, fez com que inúmeras pessoas participassem do processo seletivo e saíssem com um curso completo, além de chances de efetivação dentro da empresa.

Os materiais apresentados eram sobre machine learning, cloud computing, IoT (internet das coisas) e até mesmo mobile. 

Outro ponto interessante que fez as ações da Magazine Luiza saltarem foi a criação da personagem Lu da Magalu.

Embora seja uma máquina desenvolvida com inteligência artificial, a personagem se tornou a primeira influenciadora totalmente digital no Brasil. Além disso, tem ainda o Luizalabs.  

Sucessão patrimonial bem estruturada

Um problema que acomete muitas empresas e que faz com que as ações sejam desvalorizadas no mercado é a sucessão patrimonial.

É comum ver grandes nomes, que perdem seu poder quando são passados para filhos ou outros membros da família. 

Contudo, Luiza Trajano fez este processo com maestria: planejou toda a transição para o seu filho, estruturou da melhor maneira e fez a troca da forma que deveria acontecer com todas as empresas.

Isso não permitiu que as ações da Magazine Luiza caíssem e atrapalhasse os investidores. 

Aquisições e fusões para valorização da marca

Quem não ouviu falar sobre as aquisições e fusões da Magazine Luiza, não é mesmo? Nos últimos anos, a empresa investiu pesado nessa compra no mercado.

Ao total, em 2020 a empresa comprou 17 negócios e fez com que o seu faturamento aumentasse ainda mais.

Alguns nomes que agora são de propriedade da Magazine Luiza são:

  • Canaltech – site voltado para conteúdos digitais;
  • Estante Virtual – site para venda e compra de livros;
  • GFL e Sinclong – sites de desenvolvimento de softwares.

Além desses grandes nomes, as ações MGLU3 cresceram devido às negociações com a Zattini e Netshoes. 

Recentemente, a Magazine Luiza concluiu a aquisição da plataforma de logística de entregas ultra-rápidas Sode, destacando mais um importante passo na estratégia da Companhia de digitalização do varejo brasileiro, segundo Fato Relevante divulgado pela empresa. 

Confira porque as ações MGLU3 são um bom investimento!

ações mglu3

Agora, depois de conhecer mais sobre as ações MGLU3 e entender como a empresa se posiciona na Bolsa de Valores, chegou o momento de conferir algumas das vantagens desse investimento.

Dessa forma, você poderá avaliar melhor o custo-benefício de adquirir títulos da empresa e entender como essa aplicação pode ser lucrativa para você.

Por isso, confira o porquê das ações MGLU3 serem um bom investimento:

1. Crescimento contínuo

É inegável que a Magazine Luiza apresenta um crescimento contínuo no mercado financeiro.

Em poucos anos, ela foi capaz de apresentar uma valorização surpreendente das suas ações, com uma lucratividade muito acima da média. Apesar das oscilações, a empresa registra uma alta constante, o que atrai diversos investidores.

Isso porque esses números representam uma certa tendência estável das ações, a longo prazo, indicando uma maior rentabilidade e segurança na aplicação.

Além disso, por ser uma growth stock, a empresa se empenha para investir seus lucros na própria companhia e continuar expandindo o negócio.

Dessa forma, quanto mais crescimento ela registra, mais investe em alternativas para continuar com esse crescimento. Trata-se de um ciclo vantajoso e, por enquanto, rentável para os acionistas.

2. Ship from store otimizado

O ship from store é uma nova estratégia adotada por inúmeras lojas, com o objetivo de potencializar sua produtividade.

Nesse processo, toda loja física se torna um pequeno centro de distribuição, utilizando o estoque local para atender pedidos online.

Além de ser uma forma de integração entre os dois ambientes, online e físico, também é um método que reduz os riscos da operação e o desperdício de produtos.

Com o ship from store, o cliente pode optar por receber o produto em casa ou retirar em uma loja próxima ao seu endereço. A Magazine Luiza foi uma das pioneiras nessa estratégia, disponibilizando suas entregas para retirada ou envio.

Também investiu na otimização desse processo e expandiu para todo o território nacional.

Dessa forma, a empresa potencializa sua produção e entrega, diminuindo gastos desnecessários e investindo no seu crescimento.

3. Histórico consolidado

A empresa possui um forte histórico no mercado. Começou a atuar em 1957 e, desde então, já abriu mais de 1.113 lojas em todo o país.

Atualmente é um dos maiores nomes no varejo mundial, com atuação em diversos setores e uma equipe com mais de 35 mil funcionários.

Sua influência no e-commerce também é considerável, o que torna as ações MGLU3 mais confiáveis para os investidores.

Além disso, com base no histórico de atuação, é possível traçar previsões financeiras para o futuro, que mostram resultados consideravelmente positivos.

Assim, é interessante avaliar esse investimento e considerar adquirir alguns títulos.

Histórico de valorização das ações MGLU3

ações mglu3

A história das ações MGLU3 é bastante extensa. Seu surgimento foi em 2011, quando a Luiza Trajano decidiu abrir o capital da Magazine Luiza. 

Naquela época não havia uma grande expectativa. A empresa, sim, era renomada, mas não tanto como é hoje em dia. Seria um processo de escalada longa, em que os investidores precisariam de paciência.

O que marcou a presença das ações da Magazine Luiza foi a maior abertura de IPO até então, em que a empresa conseguiu colher cerca de R$926 milhões.

E foi isso que aconteceu. As ações MGLU3 ganharam destaque no mercado e subiram de nível, pulando a lista B3 de negócios para se investir.

No intervalo entre 2017 e 2019, as ações da empresa na Bolsa de Valores cresceram em surpreendentes 18.000%. 

No início, em 2011, o preço inicial era de R$16 reais. O preço médio hoje em dia está bem acima disso, além de ser um investimento confiável para quem quer começar nessa carreira.

Passo a passo de como comprar ações MGLU3

Se você está pensando em comprar ações MGLU3, precisa seguir algumas etapas essenciais para fazer um bom investimento!

Por isso, confira o passo a passo de como investir nessa empresa de maneira correta e segura:

1. Escolha uma corretora de confiança

Antes de mais nada é fundamental escolher uma corretora de confiança para te auxiliar na compra das ações MGLU3.

Isso porque empresas especialistas já sabem como funciona a Bolsa de Valores, e poderá te orientar durante todo o processo, especialmente se você for um investidor iniciante.

Assim, é importante avaliar o custo-benefício de diferentes corretoras, e escolher a que melhor combina com seu perfil e suas necessidades.

Também é fundamental verificar se a corretora é credenciada na B3 e em outros órgãos competentes.

Por exemplo, a Atrio Investimentos possui planos de assessoria para analisar seus resultados e indicar as melhores formas de administrar seus rendimentos.

Por isso, procure uma corretora de confiança antes de começar a investir em ações, para tirar todas as dúvidas e ter uma orientação consistente.

2. Escolha das ações MGLU3

Com a ajuda da sua corretora, basta escolher quantas ações MGLU3 você deseja adquirir. Isso pode variar de acordo com seus planos e patrimônio disponível para investir, por exemplo.

Depois de fazer essa seleção, você será encaminhado para o home broker da corretora escolhida, , uma plataforma de negociação que conecta os usuários com o pregão eletrônico no mercado de capitais. 

Nela, estará disponível a ordem de compra dos títulos. Em seguida, é só finalizar o processo para se tornar um acionista.

Conheça os riscos existentes nesse investimento

Por outro lado, é importante se atentar para alguns riscos que existem ao investir nas ações MGLU3. Você deve fazer uma avaliação mais completa do custo-benefício dessa aplicação. 

Veja o que pode ser arriscado na hora de adquirir as ações MGLU3:

1. Renda variável

O investimento em ações é caracterizado por ser um investimento em renda variável, ou seja, não se sabe ao certo quais serão os rendimentos. Isso porque os lucros e resultados dependem do desempenho financeiro da empresa e da movimentação do próprio mercado.

Assim, em determinado período, é possível que os rendimentos sejam mais altos ou mais baixos, ao contrário da renda fixa, em que o investidor sabe exatamente quanto seu dinheiro vai render na data de vencimento, pois a taxa é regular.

É por esse motivo que o investimento em ações costuma ser indicado para perfis mais moderados ou agressivos de investidores.

Mesmo com crescimento contínuo e bom histórico, como as ações MGLU3 apresentam, sempre existe o risco de ter prejuízos.

2. Resultados a longo prazo

É fundamental destacar que investir em ações MGLU3 é uma aplicação que traz resultados a longo prazo.

Esse tipo de investimento, de forma geral, costuma apresentar rendimentos favoráveis depois de alguns anos. Por isso, trata-se de uma alternativa para investidores que possuem planos a longo prazo e não buscam resultados imediatos.

É importante se atentar para esse risco antes de investir em ações, e estar preparado para atuar nesse segmento.

Conheça um pouco sobre a Magazine Luiza

ações mglu3

A Magazine Luiza começou a sua história no ano de 1957. Em Franca, no estado de São Paulo, Luiza Trajano e Pelegrino José Donato eram os donos da loja, que até então não tinha esse nome.

Era um comércio em família, em que a sobrinha Luiza Helena Trajano se destacou com o cargo de vendedora. Após subir de nível dentro da empresa dos seus tios, comprou a loja “Cristaleira” e assim deu início ao crescimento da Magalu.

O que chamamos de Magazine Luiza hoje em dia surgiu após um concurso na cidade de Franca, onde as pessoas poderiam escolher qual seria o novo nome da empresa. Desde então, o crescimento exponencial ganhou proporções nacionais e internacionais.

Pagamento de dividendos da MGLU3

Além dos lucros de compra e venda de ações na Bolsa de Valores, os investidores também recebem os dividendos da empresa. Trata-se de uma gratificação pelo investimento de capital, além de ser uma forma de atrair acionistas.

No caso da Magazine Luiza, o pagamento de dividendos ocorre anualmente, de acordo com o lucro líquido apurado no demonstrativo financeiro do referido período. Segundo o Estatuto Social da empresa, o valor pago é de 15%, um percentual considerável.

No entanto, é importante lembrar que, como uma growth stock, a empresa busca investir a maior parte de seus lucros no próprio crescimento.

Ou seja, o montante pago de dividendos da MGL3 pode não ser uma quantia considerável, especialmente para acionistas minoritários.

Vale a pena investir em ações MGLU3?

As ações continuam sendo um dos investimentos mais recomendados por especialistas para 2021. Isso porque o mercado financeiro está sempre em movimento e algumas empresas apresentam previsões positivas para o próximo ano.

Nesse caso, as ações MGLU3 fazem parte desse grupo. A Magazine Luiza apresenta um crescimento surpreendente e suas ações apresentam um histórico sólido de valorização.

Por isso, pode ser um investimento considerável a longo prazo, com expectativas rentáveis para o futuro.

Entretanto, é importante avaliar se essa aplicação combina com o seu perfil de investidor e considerar os pontos positivos e negativos de adquirir títulos da MGLU3.

Mas, de forma geral, vale a pena considerar essa alternativa, por conta dos benefícios e previsões favoráveis.

E com a ajuda de especialistas, você poderá fazer investimentos com segurança e diversificar sua carteira com algumas ações de uma das empresas brasileiras mais valorizadas no mercado.

Por isso, fale agora mesmo com os experts da Atrio Investimentos e saiba como começar a investir!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

quer saber mais sobre investimentos?