1. HOME
  2. »
  3. Investimentos
  4. »
  5. Ações para investir: tudo que você precisa saber para começar

Ações para investir: tudo que você precisa saber para começar

Quer conhecer as melhores ações para investir, mas ainda é iniciante? Então, confira neste post, tudo que você precisa saber para começar!

 

As ações é um dos  mercados  que mais crescem em procura, afinal, o seu rendimento e liquidez são bem mais atrativos do que outros oferecidos no mercado. 

 

Entretanto, o investimento na Bolsa de Valores pode parecer complexo para alguns investidores, principalmente os iniciantes. Por isso, descubra o que é necessário para começar a investir em ações! 

Como começar a investir em ações

Para começar a investir em ações, além de ter uma base de educação financeira, você precisa conhecer sobre os seguintes pontos:

1. Descubra qual é o seu perfil de investidor

Os perfis são:

Perfil conservador: investidor que não quer correr muitos riscos, prefere ações que tenham menos rentabilidade, mas mais segurança. Geralmente preferem empresas maiores com menos volatilidade de preços. 

Perfil moderado: investidor que aceita correr riscos moderados, sem deixar de lado a segurança, buscam ações para investir que tenham boa possibilidade de valorização 

Perfil agressivo: esse perfil de investidor tem como principais objetivos ações com alto potencial de crescimento. Geralmente, utiliza tanto estratégias de especulação de curto e médio prazo, como estratégias baseadas em fundamentos, focando no longo prazo.

O investidor agressivo possui mais conhecimento, por isso utiliza também de outros mecanismos para alavancar o capital e obter retorno ainda maior.

Vale sempre lembrar que a alavancagem proporciona possibilidade de ganhos mais altos como também de maiores perdas.

Baixe agora gratuitamente o nosso Ebook Guia completo: como começar a investir em ações!

2. Conte com um assessoria de investimentos

Ser iniciante no mercado de ações pode causar certo receio, para evitar perda de dinheiro e falta de estratégias ao investir, é recomendado contar com uma assessoria de investimentos.

Evite seguir indicações de amigos e pessoas leigas em ações, procure sempre assessores em investimentos. 

Esses profissionais ajudam a montar uma carteira de investimentos adequada ao perfil de cada investidor.

3. Tenha alguns cuidados na hora de investir em ações:

As ações, assim como qualquer outro investimento, requer alguns cuidados na hora de investir, como:

 

  • Compre apenas ações de empresas que conhece, evite comprar papéis de empresas desconhecidas;
  • Diversifique suas ações, compre ações de mais empresas, ao invés de comprar apenas de uma. Assim, em caso de desvalorização, você evita ter grandes perdas;
  • Duvide de promessas de ganho rápido de dinheiro, apesar do investimento em ações ser um dos mais rentáveis, não existe fórmula mágica para ganhar dinheiro.

Quais são os benefícios de investir em ações

As ações oferecem diversos benefícios ao investidor, como:

Diversificação

Uma das grandes vantagens ao utilizar ações para investir é a diversificação dos investimentos 

Ao invés de deixar todo o seu dinheiro em renda fixa, por exemplo, que está atrelada à taxa  de juros e inflação, com as ações, ocorre o contrário.  

Com a queda da taxa de juros, as organizações, em geral, tendem a ter  maior crescimento e, consequentemente, as ações tendem a valorizar.

Outro ponto é que, quando os juros caem, os investidores buscam outras alternativas de investimentos, e uma delas é a bolsa de valores, fazendo com que as ações se valorizem.

 

Dado esse cenário, enquanto a parte do seu dinheiro que está em renda fixa tende a ter menos rendimento, a outra parte, que está em ações, tende a ter mais retorno.

Investir em renda variável, com ações, permite que o investidor diversifique e tenha a possibilidade de obter  mais rentabilidade. 

Boa liquidez

Sem dúvida, a boa liquidez das ações é um dos seus principais benefícios. Isso significa que o investidor que compra ações, possui a tranquilidade de que ele conseguirá vendê-las a qualquer momento. 

Uma grande maioria de ações possui boa liquidez, porém, é preciso ficar atento pois, apesar de ser um percentual pequeno, existem algumas ações que oferecem baixa liquidez.

 

Isso pode significar que, caso o investidor decida vendê-las, terá que vender por um preço menor do que gostaria em função da baixa procura.

Mercado de ações em 2021

O mercado de ações em 2021 oferece boas oportunidades para investidores de iniciantes a avançados. ações para investir começar

Quais são as melhores ações para investir em 2021

Pretende começar a investir em ações ainda esse ano? Então, conheça quais são os melhores investimentos para 2021:

Ações para investir a médio prazo 

Fizemos um levantamento das ações que estão sendo recomendadas pelos principais analistas do mercado: 

Lojas Americanas (LAME4)

A Americanas conseguiu se desenvolver nos últimos anos, não só no modelo de lojas físicas como também no modelo de loja digital.

As empresas que oferecem uma amplitude de produtos e negócios no e-commerce possuem alta probabilidade de valorização.

Marfrig (MRFG3)

A Marfrig é uma das maiores produtoras de proteína do mundo com foco em carne bovina. Possuem também produção de proteína vegetal.

Quase 90% das receitas são em dólar. Devido à tanto a alta do dólar quanto os resultados que a empresa vem apresentando nos últimos trimestres. Essa pode ser uma boa opção para o médio prazo.

Klabin (KLBN11)

A Klabin é a maior produtora e exportadora de papéis do Brasil e também é uma grande produtora de celulose. Também se destaca na produção de embalagens.

Com o dólar a níveis mais elevados, a Klabin, como uma empresa exportadora, acaba se beneficiando bastante.

Ações para investir a longo prazo

Atualmente, ações para 2021 a longo prazo são:

Vale (VALE3)

A Vale é uma das maiores mineradoras do mundo. Produz e comercializa minério de ferro, níquel e manganês, entre outros minérios.

A demanda por minério de ferro ao redor do mundo, principalmente da China, tem aumentado a cada trimestre, o que tem beneficiado os números de receita da Vale.

Suzano (SUZB3)

A Suzano é uma das grandes produtoras de celulose e integradas do mundo. Com geração de caixa e eficiência operacional.

As ações da Suzano (SUZB3) também são apostas dos especialistas do mercado de capitais. 

Copel (CPLE6)

A Copel é uma empresa estatal de energia elétrica, controlada pelo Governo do estado do Paraná. Ela atua na distribuição, geração e transmissão de energia, além de atuar no setor de telecomunicações.

Empresas de energia, no geral, são mais “estáveis”e menos voláteis. As ações da Copel possuem bom histórico de distribuição de dividendos.

Bradesco (BBDC4)

As ações do Bradesco (BBDC4) são uma opção para investimento, a instituição teve um bom crescimento no último trimestre de 2020, causado em grande parte pelo aumento da receita de serviços do banco.

A expectativa de alta nos juros também coloca o Bradesco entre as boas ações para se investir.

Lembre-se que o mercado é volátil. Por isso, as ações citadas não devem ser consideradas como recomendação para compra ou venda.  

Conclusão

Ao investir em ações, é essencial construir uma carteira de investimentos bem equilibrada, diversificada e sólida, com uma estratégia bem definida. 

Gostou de saber mais sobre ações para investir e tudo que você precisa saber para começar e se tornar um investidor de sucesso

 

Então, para mais dicas e conteúdos sobre investimentos, acompanhe sempre o blog da Atrio!

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

quer saber mais sobre investimentos?