1. HOME
  2. »
  3. Investimentos
  4. »
  5. Assessoria de investimentos: o que é e como contratar

Assessoria de investimentos: o que é e como contratar

 

Se você é iniciante no mercado financeiro, ou deseja melhorar a administração da sua carteira de aplicações, contratar uma assessoria de investimentos pode ser uma boa alternativa.

Atualmente, existem diversas categorias de profissionais que auxiliam no processo de investimento, como a  montagem de uma carteira rentável e o acompanhamento contínuo das variações econômicas, ao longo do caminho. 

Além disso, investidores que contratam uma equipe especializada também podem receber orientações de autoridades no assunto, aumentando as chances de potencializar seus resultados.

Mas, se você ainda não sabe o que é assessoria de investimentos, ou está com dúvidas sobre contratar uma, confira o guia especial que a Atrio Invest preparou para você!

O que é uma assessoria de investimentos? 

Assessoria de investimentos, como o nome indica, é um serviço voltado para a orientação e aconselhamento de pessoas que atuam no mercado financeiro.

Assim como em outros segmentos, os assessores de investimentos buscam auxiliar seus clientes na montagem de carteiras de investimentos eficientes. 

Além de especialistas disponíveis para cada segmento ou operação financeira, também existem assessorias que trabalham com investidores iniciantes ou experientes.

Ainda, existem profissionais com todos os tipos de habilitações e certificações, desde que regulamentados pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Em muitos casos, a assessoria de investimentos é um serviço oferecido pelas próprias corretoras de valores, que possuem uma equipe especializada voltada para essa atividade.

 

Por que contratar uma assessoria de investimentos?

Contratar uma assessoria de investimentos pode trazer uma série de benefícios para todos os perfis de investidores.

A princípio, iniciantes no mercado financeiro podem contar com a ajuda de profissionais certificados para começar sua jornada nesse ramo.

Embora seja acessível, fazer investimentos pode ser um processo complexo, como escolher os produtos certos no momento certo. 

No entanto, com um assessor qualificado, novos investidores poderão começar sua atuação com mais segurança e tranquilidade.

Além disso, serviços de assessoria também oferecem orientações quanto ao mercado financeiro e seus diversos produtos, possibilitando que iniciantes conheçam mais sobre esse segmento.

Enquanto isso, investidores experientes podem contar com uma equipe de assessoria para auxiliar na administração dos investimentos e no acompanhamento dos indicadores que influenciam a dinâmica da carteira.

Por exemplo, é comum que clientes com maior patrimônio  tenham uma carteira ampla e variada. Com assessores profissionais, torna-se mais fácil administrar cada aplicação de maneira eficiente.

Ainda, em caso de crises, esses investidores poderão contar com uma empresa experiente, que poderá indicar as melhores alternativas para situações mais complexas.

Em resumo, uma assessoria de investimentos é capaz de fornecer orientações e auxílio em diversos segmentos, desde os primeiros passos, até no dia a dia de investidores experientes. 

 

O que faz um assessor de investimentos?

assessoria investimentos o que é

Em tese, um assessor é responsável por fornecer informações, apresentar alternativas de investimentos, soluções para proteção de carteira e direcionamentos sobre um assunto de interesse para seus clientes.

Nesse caso, o profissional de investimentos oferece aconselhamentos diversos e suporte para os investidores que contratam seu serviço.

Por isso, é fundamental que a equipe especializada possua os conhecimentos necessários para atender a demanda específica de cada assessorado.

Na prática, um assessor de investimentos possui as mais diversas funções. Por exemplo, ele pode:

  • Guiar o cliente nas primeiras etapas de abertura de conta;
  • Ajudar a compor uma carteira de aplicações personalizada;
  • Oferecer dicas e produtos  de investimentos;
  • Auxiliar nos processos básicos, como monitorar e resgatar títulos;
  • Fazer uma análise do perfil para potencializar resultados;
  • Acompanhar os indicadores econômicos que impactam os investimentos.

Além disso, a equipe profissional também oferece suporte mais específico, para auxiliar em problemas pontuais do investidor.

De forma geral, o assessor deve adaptar seu serviço para atender às necessidades do cliente, e orientá-lo da melhor maneira possível, de acordo com o que ele busca na assessoria .

Por exemplo, alguns clientes possuem o perfil mais agressivo e optam por investir em bolsa de valores. Assim, é necessário que a assessoria possua profissionais qualificados para auxiliar esse tipo de investidor.

Quanto custa uma consultoria de investimentos?

Antes de mais nada, é importante ressaltar que o valor de uma assessoria de investimentos varia de acordo com cada empresa.

Isso porque a remuneração do assessor é de responsabilidade da corretora de valores que ele representa. 

Ou seja, na maioria dos casos, o investidor não possui gastos adicionais para se consultar com um profissional.

Existe a possibilidade de contratação de um assessor autônomo, por exemplo. No entanto, uma vez que é necessário ter uma conta em um corretora certificada para investir em determinados títulos, o serviço de assessoria já está incluso.

Inclusive, a instrução CVM 497 determina que o assessor não pode realizar nenhum tipo de cobrança direta de seus clientes.

Por isso, vale a pena pesquisar se a sua corretora de valores, possui o serviço de assessoria.

Atualmente, muitas plataformas digitais não disponibilizam equipe profissional para orientar o cliente. A maioria delas oferece uma plataforma “Self-service”.

Como melhorar os meus investimentos?

Por fim, todo investidor deseja ter uma carreira de sucesso no mercado financeiro, e, para isso, é fundamental potencializar ao máximo seus resultados.

Contratar uma assessoria de investimentos pode ser uma das alternativas, mas é apenas o primeiro passo.

Depois de realizar a consulta, é fundamental seguir as orientações da equipe, afinal, trata-se de profissionais qualificados, com conhecimentos sobre o ramo.

Dessa forma, será possível optar pelas melhores operações e aplicações financeiras, trazendo melhores resultados para o seu investimento. 

Além disso, para melhorar seus investimentos, é essencial se atualizar sobre o mercado, indicadores econômicos  e produtos disponíveis no segmento de atuação.

Isso possibilita um posicionamento mais seguro e atualizado sobre as principais tendências.

Além de te ajudar a se tornar um investidor experiente , adquirindo cada vez mais conhecimentos sobre a área.

Em resumo, procurar recomendações de profissionais como um assessor é uma das melhores opções para começar a potencializar seus investimentos.

 

Vale a pena contratar uma assessoria de investimentos?

De modo geral, contratar uma assessoria de investimentos é uma alternativa vantajosa para o investidor.

Afinal, ele poderá contar com os serviços especializados de profissionais da área, desde as primeiras etapas para começar a investir, até no acompanhamento dos ativos no dia a dia.

Além disso, muitas vezes as corretoras de valores oferecem essa possibilidade sem custos adicionais para o cliente.

Dessa forma, além de receber orientações para administrar seus rendimentos, você também terá um suporte qualificado na área.

Sendo assim, vale a pena considerar a contratação desse serviço, para otimizar seus resultados e receber aconselhamentos profissionais de pessoas que entendem do assunto.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

quer saber mais sobre investimentos?