1. HOME
  2. »
  3. Investimentos
  4. »
  5. BDR: saiba o que é e como investir em ativos internacionais

BDR: saiba o que é e como investir em ativos internacionais

Na foto, uma mulher com um celular e em frente a um computador acompanhando os resultados dos seus investimentos.

Os ativos internacionais podem ser uma boa alternativa para quem quer diversificar a carteira de investimentos. E a negociação BDR é uma forma simples de começar nesse caminho. Mas como funciona?

Presentes na Bolsa de Valores, o BDR, sigla de Brazilian Depositary Receipts, são os certificados de depósitos de valores mobiliários. Ou seja, é um investimento de renda variável, que é negociado na B3 e com foco em ações internacionais.

Assim, quem almeja investir em grandes empresas estrangeiras como Google, Netflix, Apple e Amazon, por exemplo, pode dar o pontapé inicial nessa jornada por meio dos BDRs. 

E se você quer mais informações sobre como começar neste investimento, então continue lendo este artigo!

Aqui, neste guia, separamos mais detalhes sobre investimentos BDR, como eles funcionam e o que eles pagam. Boa leitura!

BDR

Conceito de BDR

Os Brazilian Depositary Receipts, mais conhecidos como BDR, são os certificados representantes de ações emitidas por empresas estrangeiras, mas negociadas no Brasil, na B3. 

De forma prática, os recibos são emitidos por um custodiante que compra as ações das empresas no exterior. Assim, os certificados atrelados a elas são depositados para negociações nos pregões da Bolsa de Valores brasileira. 

Desta forma, os investidores no Brasil têm a oportunidade de investir, mesmo que indiretamente, em ações de empresas do exterior, em outras bolsas de valores mundo afora. 

Por não comprar de forma direta, o investidor irá adquirir os títulos representativos, que são os BDRs. 

Mas para que esses recibos sejam negociados na B3, inicialmente uma instituição depositária precisa comprar as ações estrangeiras. Isso garante que eles tenham a contrapartida nas ações de outros países. 

Os papéis são depositados e mantidos na conta de uma empresa custodiante, que fará a negociação entre os brasileiros. 

Quais são os tipos de BDRs?

Existem dois tipos de BDR no mercado: os patrocinados e os não patrocinados. Vamos entender agora sobre cada um deles. 

Os BDR patrocinados são aqueles em que a própria empresa que emite as ações está à frente no processo de negociação na B3. 

Assim, quando uma empresa estrangeira, como o Google, por exemplo, negocia suas ações na Bolsa de Valores dos Estados Unidos, ela própria pode organizar um BDR para representá-la no Brasil. Porque tem interesse em manter presença no mercado nacional. 

Os BDRs patrocinados estão divididos em três níveis, que são o I, II e III. Veja a seguir a diferença entre eles:

  • nível I: este BDR não pode ser negociado na B3, somente no mercado de Balcão;
  • nível II e III: em ambos os casos, são negociados na Bolsa.

Apesar de todos os tipos de BDR patrocinados estarem disponíveis para qualquer investidor, muitos que são negociados na B3 são os Não Patrocinados. 

Este BDR ocorre de forma autônoma, por meio de uma instituição depositária, responsável pelo gerenciamento da custódia dos ativos financeiros internacionais.  

Quando uma instituição depositária cria o programa de BDR para ações estrangeiras, seu objetivo é fornecer para os seus clientes diferentes formas de investimentos. 

Assim, com o BDR não patrocinado, a empresa divulgará aos investidores todas as informações da empresa emissora das ações. 

BDR

Vantagens de investir em BDR

O investidor que optar pelo BDR na carteira precisa entender que se trata de um investimento de renda variável. Ou seja, existem riscos reais, porque o desempenho vai depender de fatores externos. 

Mas essa exposição ao mercado internacional é uma grande forma de diversificar a carteira de seus investimentos. O que torna o processo vantajoso em diversos aspectos. 

Um deles é a variedade de opções que não existem no mercado brasileiro. Essa é uma maneira de visar outras ações além das existentes na B3. 

Além disso, você não precisa abrir conta em outros países, ao investir em BDR. Porque essa modalidade permite uma exposição ao mercado estrangeiro, de maneira mais simples, diretamente na bolsa brasileira. 

Para quem está começando a visar outros horizontes além das ações brasileiras, essa, sem dúvidas, é uma grande vantagem. 

Contudo, existem os riscos que devem ser considerados. Um deles é a liquidez. Por ser algo recente no mercado de ações, o número de negociações ainda não é tão alto, se comparado às movimentações das ações brasileiras.

Outro ponto é relacionado às condições nas negociações internacionais, que podem ter grande variação de preços. 

Por isso, optar pelo BDR requer uma boa definição de estratégias e objetivos, que garantirão um bom retorno para o investidor. 

Há pagamento de dividendos no BDR?

De forma direta, respondemos que sim, os investimentos em BDR pagam dividendos. Contudo, fique atento! Porque ele só acontece se o ativo original oferecer esta opção. 

E essa condição vai de acordo com as regras nas bolsas de valores de cada país. Pegando como exemplo os Estados Unidos, onde essa divisão dos lucros não é obrigatória para as empresas, os dividendos são distribuídos se a empresa oferecer esses pagamentos. 

Portanto, há muitas chances de um investimento em BDR representar uma ação sem a distribuição dos dividendos para os investidores. 

Como faço para investir em BDR?

Se após saber o que é e conhecer as vantagens em investir em BDR, você decidiu que quer ingressar nesse investimento, veja a seguir como fazê-lo.

Se você ainda não tem uma conta em corretora de valores, este será o seu primeiro passo para investir em BDR. Ela te dará o acesso ao home broker, que é a plataforma usada para as negociações na B3. 

No home broker, há uma lista disponível, informando todos os BDRs. Nela, você escolherá quais certificados de seu interesse e emitir uma ordem de compra. Após ser liquidado, o BDR estará em sua carteira de investimentos. Bem simples, não?

BDR

Atrio Investimentos te ajuda a investir em BDR!

Neste artigo, você aprendeu mais sobre os investimentos em BDR, que são ideais para quem quer ampliar a carteira de investimentos, visando ativos internacionais, mas de maneira simplificada. 

E se você pensa em fazer este planejamento para começar a investir, conheça a assessoria especializada da Atrio Investimentos! 

Nossos profissionais têm mais de 30 anos de experiência no mercado financeiro e estamos à disposição para ajudar! 

Para saber mais, acesse o nosso site e fale agora mesmo com os nossos assessores. Alcance seus objetivos financeiros com a Atrio

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

quer saber mais sobre investimentos?