1. HOME
  2. »
  3. Investimentos
  4. »
  5. Bons investimentos para 2021: Saiba onde aplicar o seu dinheiro

Bons investimentos para 2021: Saiba onde aplicar o seu dinheiro

bons investimentos 2021

Escolher bons investimentos para 2021 e visando o seu perfil é essencial para ter uma carteira balanceada e proteger seu patrimônio. Atualmente, o mercado financeiro conta com diversos produtos disponíveis, cada um com suas vantagens e particularidades e que se encaixam em todos os tipos de perfis. 

E mesmo que cada investidor tenha suas próprias considerações na hora de escolher seus produtos, é fundamental conhecer os títulos e papéis que estão em alta e, consequentemente, com maiores chances de retorno.

Por isso, a Atrio Invest preparou um conteúdo especial analisando os melhores investimentos para 2021, de forma que consiga valorizar a sua carteira. 

Acompanhe até o final!

Qual a importância de fazer bons investimentos? 

bons investimentos para 2021

Todo investidor, seja iniciante ou experiente, deseja ter negócios bem-sucedidos no mercado financeiro, e, para isso, escolher bons investimentos é fundamental.

A princípio, pode parecer difícil definir quais os melhores produtos para investir, especialmente porque essa decisão também depende de aspectos pessoais. Devido a isso, a resposta para “quais são os melhores investimentos para 2021” pode variar de perfil para perfil, objetivos, metas e outros aspectos.  

No entanto, fazer essa análise é essencial para encontrar investimentos que sejam favoráveis para o seu perfil, mas que também tenham alta probabilidade de retorno no mercado.

Fazer bons investimentos requer um entendimento dos produtos disponíveis para o seu perfil em primeiro lugar. Posteriormente, um entendimento do atual cenário econômico e as perspectivas futuras com relação a taxa de juros, inflação e etc.

Ter uma carteira diversificada com bons ativos, fará com que você alcance os seus objetivos com mais rapidez. Além disso, escolher boas aplicações também é importante para trazer mais confiança e autonomia ao investidor.

Se você estiver investindo em produtos com boas taxas e um portfólio diversificado, seu trabalho depois disso, será acompanhar a rentabilidade da sua carteira e ir aumentando o capital investido ao longo do tempo. Em resumo, escolher bons investimentos é fundamental para aumentar suas chances de sucesso, e garantir a tão sonhada independência financeira.

Porém, se você não tem muito tempo para acompanhar o mercado financeiro, o ideal é que conte com a ajuda de um assessor de investimentos. Ele será o melhor suporte para ajudar nas suas escolhas e na manutenção do seu patrimônio. 

O que considerar antes de começar a investir?

Como mencionamos, escolher bons investimentos também depende de uma série de considerações pessoais. Ou seja, o que você espera ao começar a investir.

Para ter resultados positivos, é importante refletir sobre alguns elementos básicos, que podem fazer a diferença na sua jornada como investidor. Então, mesmo que exista uma predisposição econômica para que alguns produtos se tornem os melhores investimentos para 2021, é preciso considerar alguns aspectos pessoais. 

Veja quais são eles. 

1. Objetivos

bons investimentos para 2021

Antes de escolher suas aplicações ou consultar profissionais do mercado financeiro é fundamental definir quais os seus objetivos. Ou seja, porque você está começando a investir.

Algumas pessoas desejam ter uma reserva de emergência para o futuro. Outras estão planejando uma viagem, a compra de um imóvel ou uma aposentadoria. Você também pode estar procurando por alternativas para multiplicar seu patrimônio, ou compondo uma carteira de aplicações para seus filhos.

Existem diversas metas que podem ser traçadas no momento de iniciar um investimento, e elas fazem toda a diferença na hora de escolher as aplicações. 

Isso porque cada objetivo exige um prazo, e o prazo é um dos pilares para se conseguir boas taxas de rendimento. Assim, definir metas é um dos primeiros passos antes de começar a investir de verdade.

Além disso, os objetivos também ajudam na decisão sobre qual o melhor tipo de investimento para cada pessoa. 

Quem deseja investir, mas não abre mão da liquidez,  certamente precisa de uma carteira que não tenha papéis com um vencimento muito longo. Todavia, não haverá um retorno financeiro tão grande.

Em contrapartida, pessoas que buscam uma alta rentabilidade com os investimentos, devem optar por carteiras focadas no longo prazo com taxas que geram mais retorno. 

2. Tempo

bons investimentos para 2021

Bons investimentos não são, necessariamente, os que apresentam retornos mais rápidos, mas sim os que satisfazem as suas necessidades. Aliás, é preciso desmistificar que é possível enriquecer rápido com os investimentos — isso pode levar a decisões equivocadas e prejuízos. 

Nesse caso, é importante definir quanto tempo você planeja investir. Pode ser por um curto período, alguns anos ou até mesmo por um prazo mais longo. Dependendo do tempo que você tem disponível, você pode conseguir melhores retornos.

Via de regra, quanto mais longo for o tempo em que você dispõe para deixar o dinheiro aplicado, maiores são as oportunidades de retorno. Então, é importante ter em mente que uma parte do seu investimento pode ficar sem liquidez por um longo período para trazer bons frutos.

Podem, sim, haver situações que o dinheiro que rendeu em pouco tempo supra a sua necessidade. Isso está ligado aos objetivos que você busca. Mas quanto maior for o rendimento, mais interessante o investimento fica.

Além disso, muitas aplicações apresentam características diferentes, como liquidez diária, que podem ser retiradas a qualquer momento, ou cuja rentabilidade aumenta com o passar do tempo.

Todas essas considerações interferem no sucesso do seu investimento e devem ser levadas em conta.

3. Perfil de investidor

O perfil do investidor é responsável por analisar um conjunto de características pessoais, e, a partir disso, definir os melhores produtos para compor sua carteira. 

Ele leva em conta informações e fatores como:

  • Nível de risco do produto;
  • Objetivos;
  • Relação da pessoa com investimentos;
  • Tempo para deixar o dinheiro aplicado.

Assim, antes de escolher bons investimentos, é importante considerar qual o seu perfil de investidor.

Por exemplo, modalidades como títulos públicos podem ser uma boa alternativa para perfis mais conservadores. Enquanto isso, pessoas com um alinhamento mais agressivo costumam investir no mercado de ações, ou seja, na Bolsa de Valores

Dessa forma, é fundamental definir qual o perfil que melhor se encaixa nas suas características e, com isso, definir bons investimentos para começar.

O que acontece na maioria dos casos é que, quando o investidor não conhece o produto, logo fica com receio e se diz ser conservador. Nessa hora, buscar por profissionais do mercado, que não só vão apresentar as alternativas de aplicações disponíveis, como vão explicar como funciona o produto, faz muita diferença.

Agora, conheça os perfis de investidores que encontramos no mercado. 

Conservador

O perfil conservador é aquele em que a pessoa se dispõe apenas com investimentos de baixo risco, mantendo a sua carteira pouco diversificada e apenas com alguns padrões mais confiáveis. O investidor prefere não ter rendimentos altos, a ter a possibilidade de perder. 

Os investidores com essa característica prezam pela segurança e evitam colocar o seu dinheiro em investimentos de alto risco, que ainda não possuem um histórico positivo no mercado. A conservação do patrimônio vem em primeiro lugar. 

Assim, eles evitam qualquer prejuízo com a baixa oscilação do crédito e conseguem o rendimento que estão em busca. Normalmente, eles querem somente proteger o seu patrimônio e não, necessariamente, aumentá-lo. 

Por essas características, os investidores conservadores têm carteiras somente com produtos de renda fixa. Porém, isso não quer dizer que o conservador não possa diversificar. Há diversos produtos dessa categoria para balancear a sua carteira. 

Moderado

O perfil moderado é contemplado com características conservadoras, mas também liberais. Os investidores que fazem parte desse grupo são versáteis e aproveitam oportunidades tanto arriscadas como seguras. 

Se eles enxergam um investimento com lucro acima da média, arriscam a sua carteira. Porém, se eles verem que não é um processo confiável, deixam de lado e buscam outros métodos.

É um público que até aceita perdas durante o processo de investimento, mas existe um limite para isso acontecer. Ou seja, estão sempre dentro de um padrão moderado. Por isso, as suas carteiras têm uma pequena parcela de renda variável (algo em torno de 10% a 20%), o restante em produtos de renda fixa mais arriscados, como os fundos de crédito privado. 

Arrojado

Também conhecido como agressivo, esse é o perfil que está em busca dos melhores investimentos para 2021. É o famoso investidor de Wall Street. Ele não sente medo em arriscar, mas isso não significa que ele não planeje os seus passos. 

Esse perfil, normalmente, tem muito conhecimento sobre o mercado e tem um suporte de profissionais, como os assessores de investimentos. 

O interesse desse investidor é multiplicar o seu patrimônio, sem ter medo de tentar tipos de investimentos arriscados e que possam deixá-lo até mesmo negativo. É um público que até pode buscar por ganhos de curto prazo, porém, seus objetivos são centrados em longo prazo, como as estratégias de buy and hold.

4. Projeções e histórico econômico

bons investimentos para 2021

É importante ressaltar que o contexto social econômico interfere diretamente nos investimentos. 

Em 2020, com o início da pandemia, muitos investimentos tiveram queda e começaram a oscilar com mais frequência na carteira dos clientes. Isso fez com que os investidores precisassem mudar as suas estratégias.

Qualquer acontecimento com mais relevância na sociedade, principalmente brasileira, interfere nos resultados obtidos pelos investidores. Um exemplo disso foram as quedas das ações da Coca-Cola, simplesmente porque o jogador Cristiano Ronaldo recusou o refrigerante da marca, preferindo água. 

O que queremos dizer com isso é que fatores econômicos e notícias da mídia podem afetar positivamente ou negativamente a valorização de uma empresa. 

Por isso, uma prática importante para fazer os melhores investimentos em 2021, como em qualquer outro ano, é desenhar as projeções e o histórico econômico antes de aplicar o seu dinheiro.

É possível consultar calculadoras de rentabilidade e fazer uma projeção de quanto o método de investimento escolhido está gerando lucros. 

Se você ainda é iniciante e ainda não deu o pontapé inicial, é válido também usar a calculadora de rentabilidade das carteiras de investimentos, mas apenas com números fictícios.

Com essa projeção torna-se muito mais fácil entender se aquele modelo é interessante para o investidor. Além de mostrar superficialmente como está o mercado, ele também apresenta as inflações e outras taxas.

Quais são os bons investimentos para 2021? 

Depois de entender a importância de escolher bons investimentos e o que levar em consideração antes de começar, conheça as principais apostas para 2021.

Confira algumas aplicações que especialistas recomendam para o próximo ano:

1. Renda Fixa

Os investimentos de renda fixa são produtos onde é possível calcular os rendimentos no vencimento do papel ou ter uma previsão aproximada de retorno no momento da aplicação. 

Alguns produtos de renda fixa são os investimentos do Tesouro Direto, por exemplo, que incluem o Tesouro Selic. Segundo analistas para o jornal Estadão, o título é uma das principais recomendações e melhores investimentos para 2021.

Em um ano de grandes promessas, porém grandes incertezas, principalmente para um perfil conservador, é importante compor a carteira de investimentos com títulos pós-fixados, pré e atrelados à inflação.

Com essas informações já estabelecidas, investidores com perfil conservador se sentem mais seguros e assim conseguem lucrar em cima da renda fixa. Eles não buscam ganhos acima da média, apenas estabilidade e algum retorno financeiro. 

2. Fundos Imobiliários (FIIs)

Enquanto isso, os Fundos de Investimento Imobiliário (FII) também estão bem cotados e também se encaixam entre os melhores investimentos para 2021.

Esse é um produto em que o investidor pode comprar uma parcela dos imóveis, denominadas de cotas, e assim receber uma porcentagem mensal de aluguéis e vendas.

É importante salientar que mesmo que seja um tipo de investimento interessante, o modelo se encaixa na renda variável, sem um retorno estimado mensalmente e com alguns riscos atrelados, como de inadimplência do inquilino, ou de não conseguir alugar os imóveis. 

Ou seja, perfis conservadores evitam esse tipo de investimento. Pessoas que se encaixam no público arrojado ou moderado podem se interessar pelos fundos imobiliários.

Alguns motivos explicam o crescente aumento no interesse por esse setor, como:

  • Taxa Selic em 2%;
  • Menor volatilidade comparado com outros ativos de renda variável;
  • Maior facilidade para investir em imóveis; 
  • Aumento considerável da liquidez dos FIIs.

Além disso, a pandemia da Covid-19 em 2020 fez com que esse segmento desacelerasse, de modo que se espera um novo aumento dos rendimentos em fundos imobiliários em 2021. 

Assim, adquirir cotas de imóveis pode ser um bom investimento para você.

3. Ações

Por fim, o mercado de ações deve continuar em alta em 2021. Mesmo com fatores externos, como a pandemia em 2020, a Bolsa de Valores ainda oferece boas oportunidades.

Esse é um modelo em que os investidores compram ações das empresas e lucram com o crescimento do negócio. A porcentagem pode ser baixa, mas quanto mais o empreendimento se destaca no mercado, mais você lucra com essa ação.  

No entanto, é importante conhecer mais a fundo sobre esse mercado e estudar as melhores estratégias da Bolsa de Valores

Muitos acreditam que investir em ações é indicado apenas para experts no assunto, mas qualquer pessoa pode começar a investir em ações desde que tenha o perfil mais agressivo. 

Por isso, vale a pena considerar essa alternativa como um dos melhores investimentos em 2021, especialmente com a análise positiva de especialistas. Nós da Atrio Investimentos temos uma equipe especializada em mercado de ações para prestar assessoria, tanto para iniciantes quanto para experientes investidores.

Quando definir quais são os bons investimentos?

bons investimentos para 2021

Como dito, determinar bons investimentos é uma análise que depende das características e necessidades pessoais de cada pessoa. Por isso, é importante considerar seus objetivos, limites e o perfil do investidor antes de escolher as aplicações que melhor combinam com você.

No entanto, é possível avaliar as recomendações de especialistas, além de alguns elementos que podem ajudar a definir as melhores aplicações. Além disso, plataformas financeiras e empresas especializadas também podem te ajudar nessa decisão, analisando seu perfil e indicando as melhores opções.

Seja como for, vale a pena fazer essa avaliação antes de começar a investir, para aumentar suas chances de resultados positivos e alcançar suas metas financeiras o quanto antes.

Na dúvida, você pode falar com um dos assessores da Atrio, para entender quais são os bons investimentos de acordo com as suas necessidades e objetivos a serem alcançados.

Por que um assessor de investimentos é importante?

Mesmo que você conheça os melhores investimentos de 2021, como dos anos anteriores, é importante pedir ajuda de um assessor na área.

Além de ter o acompanhamento de uma pessoa especialista no assunto, você ainda pode tirar dúvidas em relação às estratégias que optou investir e escutar dicas de como entrar nesse mundo com segurança, diminuindo os riscos de prejuízos financeiros.

Os assessores da Atrio — escritório de assessoria da XP Investimentos — são altamente qualificados e buscam diariamente pelas atualizações do mercado financeiro. 

A Atrio Investimentos já atendeu mais de 2500 clientes e gerou R$750 milhões somente com a assessoria de investimento. 

Nós oferecemos acompanhamento contínuo da sua carteira, ou da sua família, com os melhores especialistas do mercado financeiro e ainda mostramos as atualizações sobre o mercado financeiro.

Para saber mais acesse o nosso site e conheça os nossos serviços. 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

quer saber mais sobre investimentos?