1. HOME
  2. »
  3. Investimentos
  4. »
  5. O que é come cotas? Saiba o conceito por trás desse termo e muito mais

O que é come cotas? Saiba o conceito por trás desse termo e muito mais

Imagem de uma mulher sentada em sua mesa de trabalho digitando no computador.

Os fundos de investimentos podem render bons lucros para os investidores, mas para funcionarem legalmente no Brasil precisam pagar impostos como qualquer outro serviço.

O come cotas é uma taxa cobrada duas vezes ao ano na carteira de ativo dos investidores. Para isso é necessário fazer parte do grupo de fundos de investimentos e ter rendimento positivo no período de 12 meses.

Se você não sabe como funcionam esses impostos, continue aqui e entenda um pouco mais sobre o assunto!

come cotas

O que é come cotas?

Come cotas é uma antecipação do Imposto de Renda, que acontece duas vezes ao ano. 

Basicamente, as cotas são pequenas frações do patrimônio do investidor. O Governo Federal analisa o lucro obtido nos fundos de investimentos de uma pessoa e retira até 20% referente às cotas desse investidor.

Como o próprio nome faz uma alusão, ele “come as cotas”. Ou seja, uma parte desse patrimônio é usado para pagar impostos.

A cobrança é realizada nos meses de maio e novembro. Mas nem todos os investidores precisam pagar! Apenas os fundos de investimentos fazem parte dessa obrigatoriedade, ainda com algumas exceções.

A retirada acontece direto na sua carteira. Em algumas ocasiões, pode ocorrer do investidor ter que pagar o come cotas por conta própria, sem que o valor seja debitado da conta.

Como funciona a cobrança do come cotas?

No final de cada semestre, nos meses de maio e novembro, o come cotas toma uma parte dos lucros obtidos pelo investidor. 

Sempre nos últimos dias úteis, essa cobrança é realizada sobre os fundos de investimentos de renda fixa, cambiais, crédito privado, ouro e até multimercados. 

Mas se você investiu em algum desses ativos e não obteve lucros no período de um ano, não é necessário pagar nada.

A tomada das cotas acontece somente em cima dos lucros obtidos nos dois semestres. Se o resultado for negativo ou estiver estagnado no mesmo valor de antes, não é necessário se preocupar com a cobrança.

Qual a porcentagem do come cotas?

A porcentagem que o come cotas tira da sua carteira de ativos a cada semestre corresponde à tabela alíquotas do Imposto de Renda.

É importante ressaltar que os fundos de investimentos de curto e longo prazo sofrem cobranças diferentes. Elas variam sempre entre 15% a 20%, a depender do tempo que estão na carteira.

Quando seu investimento é de curto prazo, ou seja, obteve lucro no período de 364 dias, a porcentagem cobrada pelo come cotas é de20%.

Porém, grande parte dos fundos de investimento faz parte das carteiras de longo prazo, com 365 dias ou mais. Como a tabela do IR é regressiva, nessa ocasião as cotas tomadas equivalem a 15%.

É importante lembrar novamente que em casos de resultado negativos ou estagnação do valor, as cotas continuam intactas na sua carteira, sem nenhuma antecipação do Imposto de Renda.

come cotas

Quais fundos cobram o come cotas?

Somente os fundos de investimento cobram o come cotas. Ou seja, se você investe nas seguintes carteiras, deve se atentar ao pagamento nos meses de maio e novembro. 

  • Fundos de renda fixa;
  • Ouro;
  • Crédito privado;
  • Multimercado;
  • Cambiais.

O fundo de ações, por exemplo, não precisa se preocupar com esse pagamento semestral. 

Mesmo que não seja uma porcentagem muito alta, que chega apenas a 20% dos resultados obtidos pelo investidor, pode ser uma surpresa ruim principalmente para quem não está acostumado com o mundo dos investimentos.

Quem entra agora nesse mercado precisa do acompanhamento de assessores, como a Atrio Investimentos oferece, para aprender as dicas mais importantes.

APROVEITE E LEIA / POUPANÇA VALE A PENA?

Todos investidores são obrigados a pagar essa porcentagem?

Se você é investidor dos fundos de investimento, mas não obteve lucro dentro de um ano, não se preocupe.

O Imposto de Renda cobra apenas daqueles que tiveram o aumento do seu patrimônio a cada semestre e que podem pagar até 20% (a depender da tabela regressiva do IR).

Não são todos os investidores que são obrigados a pagar o come cotas, mas fique atento para não esquecer de outros impostos, como o IOF.

Como uma assessoria pode melhorar o fundo de investimento?

A prática de investir não é uma tarefa simples. Muitas pessoas passam anos estudando sobre esse mercado para aprender as melhores práticas e assim entrar nesse mundo. 

Uma das etapas mais complexas é o pagamento dos impostos ao Governo Federal. Cada tipo de investimento exige uma taxa, que pode acabar prejudicando até mesmo o lucro que você obteve dentro de um período.

Se você apostou no fundo de investimento e não soube fazer o acompanhamento correto, o come cotas pode acabar com todo o trabalho e patrimônio rendido. 

Com o auxílio de um assessor de investimento, contudo, é possível receber as melhores dicas sobre essa área, além de ter o acompanhamento de uma pessoa especializada no assunto.

Não sabe se determinada empresa é confiável para investir? Busque ajuda do assessor! Será que aquele é o melhor momento para tirar os ativos da carteira? Fale também com o assessor. Ele é uma pessoa capacitada para ajudá-lo nas situações mais difíceis.

come cotas

Como a Atrio Investimentos pode ajudá-lo com o come cotas

Se você está preocupado com a cobrança do come cotas e como a antecipação do Imposto de Renda pode prejudicá-lo, peça ajuda da Atrio Investimentos!

Com mais de três mil clientes assessorados por todo o Brasil, temos profissionais que atuamhá mais de 20 anos no mercado financeiro. Somos um escritório de assessoria credenciado à  XP Investimentos, a corretora de valores com maior proporção da América Latina.

Que tal contar com a nossa ajuda em carteiras de fundos de investimento, operações estruturadas, tesouro direto ou outros métodos?

Para saber mais, clique aqui e fale com os nossos especialistas. 

quer saber mais sobre investimentos?