1. HOME
  2. »
  3. Investimentos
  4. »
  5. Como escolher os melhores investimentos para 2022?

Como escolher os melhores investimentos para 2022?

Se você deseja criar ou fortalecer sua carteira de investimentos, é interessante conhecer as alternativas mais adequadas para cada momento. Na hora de escolher os melhores investimentos para 2022, por exemplo, é preciso considerar as suas características de investidor e as condições do cenário interno e externo.

Desse modo, existe a possibilidade de compor uma estratégia adequada às suas necessidades e que também aproveite o contexto do mercado financeiro. Assim, os resultados do seu portfólio podem ser favorecidos.

Se você quiser saber como escolher os melhores investimentos para 2022, continue a leitura e veja o que fazer!

Considere o seu perfil de investidor

Antes de considerar qualquer tipo de investimento disponível no mercado, é essencial entender qual é o seu nível de tolerância ao risco. Por isso, vale a pena identificar o seu perfil de investidor, que pode ser conservador, moderado ou arrojado.

Se você já tiver feito a avaliação do perfil de investidor (API), caso tenha iniciado a alocação dos seus recursos, pode valer a pena fazê-la novamente. Desse modo, há como identificar se ocorreu alguma mudança na sua tolerância ao risco.

A partir dessa informação, é possível saber como equilibrar sua carteira, deixando-a com um nível de risco alinhado às suas características. Assim, você não desperdiça oportunidades de obter rendimentos melhores, mas também não se arrisca mais do que consegue tolerar.

Defina seus objetivos financeiros

Antes de escolher os melhores investimentos para 2022, também é importante saber quais são os seus objetivos financeiros e os respectivos prazos. Isso ajuda a entender quais são as características ideais dos ativos ou aplicações financeiras e como você deve orientar sua estratégia de alocação.

A etapa é necessária para determinar quais devem ser os investimentos de curto, médio e longo prazo para viabilizar o alcance de resultados.

Ainda, vale pensar nas suas necessidades de liquidez. Se a intenção for investir a reserva de emergência, por exemplo, não basta que a aplicação seja de curto prazo — ela também deve ter alta liquidez. Logo, avaliar o objetivo ajudará a investir do modo mais conveniente para as suas necessidades.

Acompanhe as condições do mercado

Como a intenção é encontrar as melhores alternativas para a sua carteira de investimentos em 2022, vale a pena analisar as condições atuais do mercado.

Para 2022, por exemplo, existe uma tendência de inflação mais elevada, em especial diante do avanço de preços motivado pela pandemia de covid-19 nos últimos anos e pelo conflito entre Ucrânia e Rússia.

Nesse caso, pode ser interessante considerar investir em títulos atrelados à inflação ou em alternativas que ofereçam maior potencial de retorno, por exemplo. Assim, há como proteger o poder de compra de uma parte do patrimônio.

No Brasil, também há a expectativa de novos aumentos da Selic, que é a taxa básica de juros da economia. Como você verá adiante, essa condição pode elevar o potencial de retorno da renda fixa.

Por outro lado, o mercado acionário pode oferecer ações negociadas por preços inferiores ao que realmente valem. Dependendo da sua avaliação, essa pode ser uma oportunidade de aproveitar uma possível valorização futura — especialmente considerando o longo prazo.

Logo, uma análise geral do cenário pode demonstrar quais opções tendem a ser mais interessantes para o período. Ao mesmo tempo, vale pensar em prazos maiores, que podem não ser tão afetados pelas condições atuais do mercado. Com esses cuidados, há como equilibrar e solidificar o portfólio.

Conheça as opções de melhores investimentos para 2022

Além de analisar as condições gerais do mercado, é importante entender quais são as alternativas disponíveis para a sua carteira. Entre renda fixa e renda variável, existem oportunidades para investidores com diferentes níveis de tolerância ao risco e objetivos financeiros.

A seguir, você conhecerá algumas dessas opções. Porém, saiba que essas não são recomendações e que a decisão de alocação é individual — e depende das suas características e dos seus objetivos pessoais.

Confira!

Renda fixa

Devido ao aumento da Selic em 2022, os investimentos de renda fixa podem se tornar especialmente atraentes. No caso dos títulos prefixados e, em especial, dos pós-fixados, é possível explorar a variação positiva dos juros a favor dos seus rendimentos.

Ao mesmo tempo, é necessário ter atenção à flutuação da inflação. Como o aumento dos preços pode se aprofundar ao longo do ano, vale considerar as aplicações atreladas à inflação.

Nesse caso, é possível encontrar títulos públicos e privados que rendem uma taxa fixa mais a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) — o indicador oficial da inflação brasileira.

Ainda, existem os fundos de renda fixa. Eles priorizam o investimento em títulos dessa classe e podem ajudá-lo a diversificar parte da carteira ou a investir com mais conveniência, pois eles contam com uma gestão profissional.

Renda variável

Se você for capaz de tolerar os riscos envolvidos, os investimentos de renda variável também podem ser interessantes para a sua estratégia em 2022. A maior atratividade da renda fixa devido ao aumento da Selic pode levar a uma saída de investidores da renda variável, gerando a desvalorização de certos ativos.

Portanto, essa pode ser uma oportunidade para investir em ativos descontados e com maior potencial de valorização. Ao investir na bolsa de valores brasileira (B3), por exemplo, há a oportunidade tanto de investir em ações quanto em fundos de investimento — como os fundos de índice (ETFs) e os fundos imobiliários (FIIs).

Ainda, a bolsa contempla o investimento em certificados de depósito de valores mobiliários (BDRs). Assim como alguns ETFs, eles oferecem exposição internacional e podem ajudar a aproveitar condições relacionadas ao mercado externo.

Fora da bolsa de valores brasileira, existem oportunidades de renda variável nas plataformas de investimento da sua corretora de valores. Assim, existe a chance de alocar seus recursos em outros tipos de fundos, considerando as estratégias adotadas, os riscos e as suas características como investidor.

Tenha ajuda de uma assessoria de investimentos

Como você viu até aqui, encontrar os melhores investimentos para 2022 depende da análise do mercado e também das suas características pessoais. Nesse sentido, pode ser interessante buscar uma assessoria de investimentos.

Com o serviço — que não tem custo para o investidor —, você recebe o suporte de assessores qualificados e certificados. Eles são responsáveis por apresentar as oportunidades do mercado de maneira clara e imparcial.

Ao contar conosco, da Atrio Investimentos, você terá auxílio de um time altamente capacitado e preparado para oferecer atendimento exclusivo e personalizado. Desse modo, é possível ter ajuda para conhecer e acompanhar as principais oportunidades do mercado financeiro.

Se você busca apoio em Minas Gerais e São Paulo para realizar seus investimentos, nós também podemos ajudar. Afinal, os escritórios da Atrio Investimentos estão localizados em BH, Zona da Mata e SP, permitindo o acesso ao portfólio da XP Investimentos, conforme as suas necessidades.

Agora você sabe como encontrar os melhores investimentos para 2022 e como embasar sua estratégia de alocação. Desse modo, há a chance de atender às suas características individuais, sem desconsiderar as oportunidades pontuais do mercado.

Precisa de ajuda para investir? Entre em contato conosco da Atrio Investimentos no formulário abaixo!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

quer saber mais sobre investimentos?