1. HOME
  2. »
  3. Investimentos
  4. »
  5. Consultoria para investir: o que é e como funciona

Consultoria para investir: o que é e como funciona

Na foto, uma mulher apresenta para um homem gráficos em um papel. Ele faz anotações em um caderno.

Você sabe o que é uma consultoria para investir? Este é um importante procedimento que te ajudará neste mercado, para passar as melhores orientações sobre que ativos aplicar o seu dinheiro. 

E para recorrer a uma, você deve buscar uma empresa especializada ou profissional com experiência comprovada para te ajudar. 

Porque é essa consultoria que lhe mostrará o caminho para que você decida que modalidades financeiras investir. Por meio da consultoria, você recebe as melhores recomendações para gerenciar os seus investimentos

Quer saber mais sobre como funciona a consultoria para investir? Então continue lendo o nosso artigo. Aqui separamos mais informações sobre esta assessoria de investimentos, como ela funciona e dicas para você aumentar o seu patrimônio. Confira!

consultoria para investir

O que é uma consultoria para investir?

Uma consultoria para investir basicamente é uma empresa ou um profissional que ajuda e orienta investidores para gerir as aplicações financeiras que desejam investir. 

Consultores especializados no mercado de finanças realizam este trabalho, porque com uma visão experiente, ampla e crítica, eles conseguem traçar um panorama real do mercado, ajudando o investidor a decidir quais são os ativos que darão mais retorno. 

E tudo envolve uma análise do cenário, junto com o perfil do investidor, que ajudará em toda a tomada de decisão.

Portanto, qualquer investidor pode ser beneficiado pela consultoria de investimentos, especialmente quem está começando ou não tem tempo suficiente para acompanhar as suas aplicações. 

Mas é muito importante ressaltar que a consultoria para investir não faz nenhum investimento por você, e sim te ajudará de acordo com o perfil apresentado e as suas escolhas. 

Quem pode fazer consultoria para investir?

Agora que você já sabe que é uma consultoria para investir, veja agora quem pode atuar na área no Brasil. Isso é específico por se tratar de um serviço que demanda domínio neste assunto. 

Assim, empresas e consultores pessoas físicas, registrados na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), estão aptos para atuar na consultoria para investir.

Este é o órgão que fiscaliza o mercado brasileiro de capitais e disciplina as suas normas, com o objetivo de padronizar as operações das empresas, protegendo assim os consumidores. 

A Instrução CVM 592, de novembro de 2017 define a obrigatoriedade deste registro para atuação na consultoria para investir. E quem quiser conferir a lista de consultores autorizados pode acessar o site da autarquia.

Outra exigência da CVM é que, para garantir a confiabilidade da consultoria, um profissional não deve estar ligado a nenhuma instituição financeira. 

Dicas para aumentar o seu patrimônio com a consultoria

Depois de entender o que é e como funciona uma consultoria para investir, que tal aprender algumas dicas para aumentar o seu patrimônio e assim contribuir de forma aliada aos conhecimentos adquiridos pela assessoria. 

Confira abaixo algumas que separamos para você!

Conheça os produtos financeiros

Uma dica fundamental para quem ingressa no mundo dos investimentos é conhecer os diversos produtos financeiros disponíveis no mercado, incluindo saber o que é renda fixa e variável. 

Por isso, identificar quais os tipos de aplicação são ideais para o perfil faz toda a diferença no acúmulo dos investimentos.

Portanto, um conhecimento prévio, aliado a recomendações mais aprofundadas de uma assessoria de investimentos, é o caminho eficaz para melhores resultados. 

Entenda conceitos básicos da renda fixa

Como você viu no tópico anterior, entender os conceitos básicos de investimento em renda fixa é importante. Podemos explicá-las como as aplicações em que as taxas de juros são conhecidas no momento em que você faz a aplicação. 

Dessa maneira a renda fixa dará segurança aliada à garantia de rentabilidade para o investidor. 

Fazem parte da renda fixa ativos como, por exemplo. 

  • Tesouro Direto;
  • LCI e LCA;
  • CDB.

Todos são recursos que podem ser incluídos facilmente na carteira de investimentos na categoria de renda fixa. 

Busque também a renda variável

Mas não se limite apenas à renda fixa. A renda variável costuma gerar retornos surpreendentes em um longo prazo. 

E para adentrar nessa categoria, é preciso ter bastante conhecimento, pois apesar de garantir uma rentabilidade maior, o risco de perda é proporcional. 

Então faça uma boa estratégia, com estrutura essencial para minimizar perdas. A partir disso, você pode aumentar o patrimônio a partir de aplicações da renda variável, incluindo:

  • ações;
  • fundos imobiliários;
  • ETFs;
  • derivativos.

Estude o efeito dos juros compostos

Quando você lida com investimentos, deve conhecer de forma profunda os efeitos dos juros compostos, que trabalham a favor do investidor. 

Também conhecidos como juros sobre juros, eles incidem sobre o capital acumulado.  Portanto, este tipo de operação ocorre em aplicações como previdência privada e ativos de renda fixa.

Contudo, a principal vantagem dos juros compostos é que o montante das aplicações aumenta de forma cada vez mais acelerada. E isso gera retornos atrativos principalmente no longo prazo.

consultoria para investir

Conheça a consultoria para investir da Atrio

Agora que você aprendeu mais sobre a consultoria para investir, você deve colocar este aprendizado em prática, começando a investir o seu dinheiro. Para isso, conte com a Atrio!

A Atrio é um escritório de assessoria credenciado à XP Investimentos, a maior corretora de valores da América Latina. Nossa equipe é responsável por prestar assessoria ao investidor na escolha dos produtos financeiros que se adequam aos objetivos do cliente. 

Assessoramos o investidor na montagem de uma carteira diversificada e personalizada, além de acompanhar os indicadores econômicos e respectivos impactos na carteira de investimentos do mesmo. 

Criando uma analogia, é como se a XP Investimentos fosse o banco e a Atrio Investimentos a agência que cuidará do seu atendimento, porém com profissionais especialistas em investimentos.

Para ter mais credibilidade é preciso mais conhecimento. Aprenda a investir mais e melhor hoje mesmo com a consultoria para investir da Atrio. 

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

quer saber mais sobre investimentos?