1. HOME
  2. »
  3. Investimentos
  4. »
  5. Fundo de ações: saiba o que são, como funcionam e escolha os melhores para investir

Fundo de ações: saiba o que são, como funcionam e escolha os melhores para investir

Na imagem, dois homens conversando e olhando para o computador. Na tela do computador, gráficos. Um dos homens, aponta para esses gráficos.

Um fundo de ações é uma boa maneira de investir no mercado de ativos financeiros. Principalmente para os investidores iniciantes que desejam um bom retorno financeiro. 

Mas por que eles se mostram uma boa opção? Porque muitas vezes, seja por falta de experiência ou tempo, um investidor não consegue acessar o mercado de ações de forma mais ampla e eficaz. 

Muitas vezes, o investimento em fundos de ações ocorre com a ajuda de uma assessoria de investimentos, que torna essas escolhas mais práticas, com profissionais capacitados para facilitar o processo de ganhos no mercado financeiro.

Contudo, é importante ressaltar que o fundo de ações não deixa de ser um investimento de renda variável, ou seja, que apresenta riscos. 

Se você quer saber mais sobre esse tipo de investimento, recomendamos que leia este artigo. Aqui separamos as principais informações sobre o fundo de ações, como funciona e quais as melhores opções. Confira!

fundo de ações

O que é o fundo de ações?

Mas afinal, como podemos definir o fundo de ações? Esse conceito é sobre fundos de investimento com risco de variação de preços dos papéis negociados no mercado organizado. 

Esse tipo de fundo possui uma consultoria de investimentos, onde um gestor profissional vai definir onde os recursos serão alocados, de acordo com as suas estratégias. 

Portanto, é uma forma mais simples de investir, ideal para quem está começando no mercado de ações. Porque não é preciso escolher em quais empresas investir o seu dinheiro, porque o gestor fará esta ação. 

Como eles funcionam?

E na prática, como funciona o fundo de ações? Eles são compostos por ativos de renda variável, como as ações, que é o principal ativo nesta modalidade. 

Assim, seu funcionamento é semelhante a outros produtos financeiros. Neste caso, ele ocorre da seguinte forma:

  • O investidor compra uma cota do fundo;
  • este valor é somado às demais cotas;
  • depois, o montante é aplicado em lotes de ações;
  • as aplicações, realocações e análises são feitas pelo gestor. 

Por isso é muito importante que o gestor do fundo de ações tenha bastante conhecimento e experiência no mercado de ações, que analisa os riscos e busca os melhores meios de rendimento das ações adquiridas pelo fundo.

Isso torna o fundo de ações um investimento bem facilitado, por não precisar do acompanhamento constante ou conhecimentos afundo do mercado.

Como investir?

Como aplicar em fundos de ações? O primeiro passo é abrir uma conta em uma corretora ou banco de investimentos. 

Porque você terá toda a assessoria de investimentos completa, para entender os detalhes como:

  • taxas de administração;
  • histórico e rentabilidade;
  • taxas de performance;
  • regras de aplicação e resgate.

Entre outras. Mas ao iniciar no fundo de ações, é possível criar estratégias diferentes que atendem diferentes perfis de investidor.

Os melhores fundos de ações para investir 

Agora que você já sabe o que é e como investir no fundo de ações, que tal conhecer as melhores opções para ingressar neste mercado? Confira abaixo!

Fundos de dividendos 

O primeiro modelo de fundo de ações indicado são os fundos de dividendos. São aqueles que investem em ações de empresas que possuem um histórico grande na distribuição de dividendos. 

Esses dividendos são as parcelas do lucro que uma empresa tem e distribui entre os seus acionistas.

Small caps

Os fundos de small caps são as carteiras com investimentos de, no mínimo, 85% do patrimônio em ações de empresas com relativamente baixa capitalização de mercado. 

A Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) classifica os small caps como os papéis que não estão entre as 25 maiores participações do IBrX (Índice Brasil), uma das maiores ações da Bolsa de Valores brasileira, a B3.

Assim, os fundos de small caps são voláteis devido à menor liquidez nas negociações, que não ocorrem de forma tão ampla. 

Fundos setoriais

 Os fundos setoriais são um tipo de fundo de ações de empresas de diversas categorias, como infraestrutura, de varejo, indústria, entre outros. 

Ou seja, é o investimento em companhias de um mesmo setor ou conjunto. Mas para aderir a esta estratégia, é preciso conhecer as políticas de investimento e os critérios de escolha dos setores, sub setores ou segmentos.

Investimento no exterior

Você pode, com alguns alguns limites, apostar em ativos fora do Brasil, com o fundo de ações. Contudo, seu nome precisa levar a inscrição “investimento no exterior”, aplicando mais de 40% do patrimônio líquido em outros países. 

Fundos específicos

Os chamados fundos específicos adotam estratégias de investimento com características específicas. 

Um dos exemplos mais comuns são os fundos fechados, onde a entrada de investidores só é permitida em determinados períodos. Além disso, as cotas só podem ter resgate ao fim do prazo do fundo.

Fundos livres

Por fim, os fundos livres não têm o dever de concentrar os investimentos em apenas uma estratégia, ao contrário dos demais fundos apresentados. 

Neste caso, esse fundo de ações é aplicável em qualquer ativo, e para isso basta  que os detalhes sejam especificados no regulamento.

fundo de ações

Quais as vantagens desses investimentos?

O fundo de ações tem como uma das principais vantagens a gestão de um profissional especializado para a consultoria de investimentos. 

Porque com todo o seu conhecimento, ele decide sobre os destinos dos investimentos, depois de fazer uma série de critérios e análises. Porque um investidor iniciante dificilmente conseguirá fazer isso por conta própria.

E investidores que têm algum conhecimento não podem interferir nas decisões ou escolher as ações que serão negociadas, porque essa função é do gestor. 

Mas independente disso, um fundo de ações também permite diversificar os investimentos, mesmo com pouco valor. Porque as carteiras costumam estar divididas em vários ativos e não concentradas apenas em um.

E quando o assunto é fundo de ações, a Atrio Investimentos está preparada para te ajudar. Nossa equipe tem mais de 30 anos de experiência, com profissionais qualificados para te orientar a fazer as melhores escolhas. 

Além de produtos financeiros, você também contará com informações atualizadas sobre o mercado e os principais indicadores econômicos e seus respectivos impactos sobre o patrimônio.

Preencha o formulário em nosso site e receba informações de como contratar os nossos serviços. Invista em seu futuro com a Atrio Investimentos!

 

 

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

quer saber mais sobre investimentos?