1. HOME
  2. »
  3. Investimentos
  4. »
  5. Ibovespa futuro: o que é e como funciona esse tipo de investimento

Ibovespa futuro: o que é e como funciona esse tipo de investimento

Na foto, imagem de um cofre de porquinho e ao lado dele uma calculadora e moedas.

Você conhece o investimento Ibovespa Futuro? Este ativo tem se destacado no mercado e na mídia devido às suas quedas na Bolsa de Valores. Por isso, este índice do mercado futuro ainda gera muitas dúvidas entre os investidores. 

Em resumo, o índice ligado ao Ibovespa negocia contratos de compra e venda de ativos. Mas como sugere o nome, eles só serão liquidados no futuro. 

E o Ibovespa é um desses produtos negociados. Neste caso, ele se chama Ibovespa Futuro. Contudo, entender o seu funcionamento pode ser algo bem complexo. 

Mas, para entender mais sobre Ibovespa futuro, continue lendo este texto. Aqui abordamos sobre o que é e como funciona este tipo de investimento. Então continue conosco e boa leitura!

ibovespa futuro

O que é o Ibovespa Futuro? 

Antes de abordarmos sobre o Ibovespa Futuro em si, é importante entender o que é o Ibovespa, que a ele é atrelado. 

O Ibovespa é o principal indicador que avalia o desempenho das ações negociadas na Bolsa de Valores brasileira, a B3. 

Assim, o índice reúne as mais importantes empresas no mercado de capitais do país. Por isso, ele também recebe o nome de índice Bovespa.

O Ibovespa foi criado em 1968. No total, ele é composto pelas ações e units de companhias listadas na B3. Mas para isso, elas atendem alguns critérios específicos.

O índice Bovespa corresponde a aproximadamente 80% do número de negócios e volume financeiro existentes no mercado de capitais brasileiro.

E o Mercado Futuro?

É chamado de Mercado futuro o ambiente da Bolsa de Valores onde os contratos de compra e venda de ativos, são negociados. Mas eles serão liquidados somente em uma data futura.

Esses contratos incluem diversas categorias, como moedas, taxa de juros, commodities e o próprio Índice Bovespa.

Portanto, o Ibovespa Futuro é um investimento em renda variável, e os seus ganhos ou perdas atrelados são ligados à variação do Ibovespa ao longo do tempo. Por isso, ele é considerado um investimento de alto risco. 

Ao investir em uma ação, a pessoa sabe que irá ganhar dinheiro com isso, quando os papéis forem valorizados e subirem de preço. E o risco de perder dinheiro também é real, quando as ações sofrem desvalorização e os valores das cotas caem. 

Mas a lógica no Ibovespa Futuro é diferente. Neste caso, os contratos são negociados baseados em uma expectativa do resultado do Ibovespa futuramente. Portanto, ele é medido em pontos. 

Como funciona o Ibovespa futuro? 

Como o Ibovespa Futuro negocia contratos com datas futuras, ele trabalha com o preço que os investidores acreditam que um ativo valerá. Sejam eles dólares, índice Bovespa ou commodities, por exemplo. 

Vamos a um exemplo prático. Imagine que você vai comprar um celular. Assim, irá até a loja para comprar um aparelho no valor de R$1.000. Como você tem esse valor, resolveu comprar na mesma hora. 

Em um comparativo com o mercado, essa seria uma ação no mercado à vista. E em caso de você não ter o valor total na hora, poderia negociar um contrato de compra do celular no mesmo valor, daqui a dois meses. Mas para isso, deve ceder uma “garantia” para o vendedor. 

Assim, se daqui a dois meses o aparelho apresentar um valor maior, você ganharia dinheiro por já ter negociado anteriormente. Mas caso contrário, se o preço baixar, você sairá no prejuízo. 

Assim funciona o Ibovespa Futuro. Onde os contratos futuros podem ser negociados a partir de contratos cheios (Futuro de Ibovespa) ou mini (Futuro Mini de Ibovespa).

Vantagens do Ibovespa Futuro

Apesar de ser um investimento de risco, o Ibovespa Futuro apresenta vantagens para quem deseja investir nele. 

 Porque esse investimento pode ser uma boa alternativa para quem quer diversificar a carteira, com opções de bons retornos financeiros. 

 A aplicação no Ibovespa Futuro costuma oferecer uma proteção, por meio de hedge, devido a sua grande rotatividade dentro do mercado financeiro.

Portanto, os contratos negociados pelo Ibovespa Futuro permitem replicar o comportamento do índice, com uma possível alavancagem. 

Assim, o investidor não precisa arcar com todos os custos envolvidos na transação, no momento em que ocorre negociação. Esse cenário é bem diferente do que acontece com o mercado à vista.

 E com a sua alta liquidez, o investidor não precisará negociar ações individualmente. E quando ele precisar transformar de maneira rápida o contrato em dinheiro, não terá dificuldade. 

Porque os diversos agentes do mercado negociam os contratos futuros do Ibovespa diariamente na B3..

Quais são os riscos desse investimento?

Como dito anteriormente, o Ibovespa Futuro é considerado um investimento de alto risco, devido a ser trabalhado com datas futuras.  

E o motivo principal disso é que, prever com exatidão como o Ibovespa irá se comportar é muito difícil, incluído a sua data de vencimento.

Porque o Ibovespa Futuro trata-se de um índice que sofre oscilações constantes. Portanto, para quem quer negociar esse tipo de contrato, os especialistas recomendam que sejam investidores mais experientes e com boa tolerância aos riscos envolvidos. 

Assim, o risco de perdas e lidar com as constantes oscilações são encaradas de forma mais madura e realista. Contudo, uma assessoria de investimentos fará muita diferença para quem investe no Ibovespa Futuro.

ibovespa futuro

Saiba como investir com segurança no ibovespa futuro com a Átrio Investimentos 

Para investir com segurança no Ibovespa Futuro, consulte a Atrio Investimentos. Nossa equipe é formada por assessores experientes no mercado de renda variável que te ajudarão a conseguir os melhores resultados de acordo com o seu perfil e objetivos. 

Com uma equipe composta por assessores altamente qualificados e com experiência de mais de 20 anos atuando no mercado financeiro, trazemos ao cliente a maior plataforma de produtos financeiros da América Latina. 

Além de produtos financeiros, você também contará com informações atualizadas sobre o mercado e os principais indicadores econômicos e seus respectivos impactos sobre o patrimônio.

Preencha o formulário em nosso site e receba informações de como contratar os nossos serviços. Invista em seu futuro com a Atrio Investimentos!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

quer saber mais sobre investimentos?