1. HOME
  2. »
  3. Investimentos
  4. »
  5. Investidor de sucesso: Alcance excelentes resultados em 2021

Investidor de sucesso: Alcance excelentes resultados em 2021

Investidor de sucesso

Se você deseja se tornar um investidor de sucesso, precisará seguir uma série de estratégias para potencializar os seus resultados.

Ao contrário do que algumas pessoas podem pensar, todos podem ser um investidor bem-sucedido, e não apenas profissionais e especialistas do meio.

No entanto, para alcançar esse objetivo, é importante seguir certas recomendações que podem aumentar os seus rendimentos, além de conhecer melhor o mercado financeiro.

Por isso, a Atrio Investimentos preparou o guia do investidor de sucesso, com algumas dicas para você se tornar um especialista e multiplicar seu patrimônio.

Acompanhe!

Quais são as características de um investidor de sucesso?

A princípio, um investidor de sucesso é conhecido por seus resultados positivos no mercado. Ou seja, aplicações lucrativas.

Entretanto, para alcançar esse status, é necessário desenvolver algumas características fundamentais para qualquer bom investidor.

Antes de mais nada, é fundamental ser ousado. Mesmo investidores com perfis mais conservadores saem da sua zona de conforto e se arriscam no mercado financeiro.

E, nesse caso, um investidor de sucesso deve ser ainda mais audacioso, sem medo de arriscar em novos mercados e criar novos objetivos.

Inclusive, uma das principais características de um especialista bem-sucedido também inclui uma carteira de aplicações diversificada.

Por outro lado, um bom investidor sabe ser paciente. Não apenas para aguardar os resultados das suas aplicações, mas para saber o momento certo de agir.

Dessa forma, ele saberá qual a oportunidade mais favorável para determinado investimento, e quando é hora de esperar.

Pode levar tempo para adquirir essa habilidade de analisar o mercado financeiro, mas é certo que apenas investidores bem-informados e que acompanham as tendências desenvolvem essa qualidade essencial para o sucesso.

Em resumo, qualquer pessoa pode se tornar um investidor de sucesso, mas apenas se desenvolver os hábitos e o perfil certo para o negócio.

investidor de sucesso

Estratégias para ser um investidor de sucesso

Se você busca se tornar um investidor bem-sucedido, existem algumas estratégias básicas que irão otimizar a sua jornada.

São pequenos hábitos que fazem toda a diferença na hora de administrar suas aplicações, podendo trazer resultados mais positivos e rentáveis.

Por isso, confira algumas dicas para se tornar um investidor de sucesso:

1. Planeje seu orçamento

Planejar o seu orçamento é fundamental em qualquer etapa.

Inicialmente, será necessário ter um bom acompanhamento das suas finanças, para estabelecer quanto você poderá investir.

Além disso, também é importante ter uma reserva de emergência, por exemplo. Todas essas determinações dependem de um planejamento financeiro adequado.

Enquanto isso, no futuro, você também precisará continuar organizando o seu orçamento, junto das suas receitas e recebimentos.

É apenas com um bom gerenciamento do seu patrimônio e educação financeira que você será capaz de se tornar um especialista bem-sucedido, além de estar preparado para eventuais contratempos.

2. Conheça o mercado financeiro

O mercado financeiro possui diversos segmentos diferentes, que podem combinar mais com determinado perfil de investidor.

Nesse caso, entender um pouco de cada segmento pode te ajudar a ter mais sucesso em suas aplicações. Por isso, é fundamental conhecer como funciona esse mercado.

Mesmo iniciantes devem procurar saber como funcionam os investimentos, para não ficarem perdidos e aumentar os riscos de prejuízo, por exemplo.

Existem diversos cursos e programas de orientação que auxiliam nessa etapa, explicando mais sobre o mercado financeiro e seus conceitos principais.

Conhecendo o básico ou não, é possível contar com a ajuda de uma corretora de valores ou uma assessoria financeira, como a Atrio Investimentos.

Dessa forma, você poderá aprender mais sobre investimentos, e mergulhar aos poucos nesse mercado.

3. Escolha aplicações rentáveis

Definir o que são bons investimentos depende de uma série de fatores, como:

  • Seu perfil de investidor;
  • Período que deseja aplicar;
  • Movimentação do mercado;
  • Influências externas.

No entanto, existem algumas maneiras de escolher as aplicações mais rentáveis para você. Dessa forma, elas poderão aumentar a sua chance de sucesso como investidor.

A princípio, é essencial avaliar os melhores custos-benefícios de cada alternativa, além de previsões a longo prazo.

Também é possível conferir as recomendações de especialistas da área, que podem ajudar a determinar qual o melhor investimento para você.

Seja como for, escolher as aplicações mais rentáveis significa ter resultados mais positivos, e, consequentemente, realizar seus sonhos antecipadamente. 

4. Não se acomode! Diversifique sua carteira de ativos

Como mencionamos, um investidor de sucesso deve possuir uma carteira de ativos diversificada, contendo vários tipos de aplicações, como:

  • Ações;
  • Títulos públicos;
  • Investimentos de renda fixa e variável;
  • Fundos diversos em outros setores.

Essa diversificação não apenas proporciona a chance de ter maiores retornos , por conta do capital investido em várias áreas, mas também traz uma segurança maior para o seu patrimônio.

Diversificar uma carteira significa que você está diversificando também o risco.

Por exemplo, em caso de resultados ruins em uma classe de ativos, outra classe poderá proporcionar retornos positivos. Exemplo, se sua carteira de renda fixa atrelada a inflação não foi tão bem naquele determinado período, a classe de renda variável, no mesmo período, pode entregar um resultado muito maior.

Além disso, diversificar sua carteira de ativos também significa conhecer outros mercados e se tornar um investidor com mais experiência.

5. Fique de olho no mercado financeiro e se atualize!

Quando se trata de investimentos, é fundamental acompanhar o mercado financeiro e e a economia.

Isso porque existe uma série de elementos que podem influenciar o mercado, seus investimentos e até mesmo proporcionar os melhores momentos para investir.

Assim, um investidor de sucesso não pode deixar de acompanhar o mercado e as notícias da atualidade.

Por exemplo, a política externa, a cotação das moedas e outros acontecimentos relevantes nunca podem ser deixados de lado.

Se atualizar periodicamente é vantajoso não apenas para se tornar mais experiente e ativo, mas também para se preparar para diferentes cenários.

Essa característica é essencial em um perfil bem-sucedido, mas pode ser desenvolvida com o simples hábito de conferir as notícias diariamente.

Em apenas alguns minutos, você irá se atualizar sobre o mercado e seus influentes, e dar mais um passo em direção ao sucesso como investidor.

Em que um investidor de sucesso deve apostar em 2021?

É claro, investidores de sucesso possuem aplicações bem-sucedidas. Nesse caso, existem alguns investimentos que estão sendo indicados por uma boa parte dos analistas para 2021.

Confira as apostas de especialistas para o próximo ano que você deve considerar:

BDR’s

BDR é a sigla para Brazilian Depositary Receipts, ou “Recibos de Depósito Brasileiro”. Basicamente, são recibos de ações emitidas por empresas estrangeiras.

Essa modalidade permite que o investidor nacional compre títulos de empresas internacionais, mas negociando no mercado brasileiro.

Existem algumas plataformas que possibilitam a negociação desses ativos, e permitem que você se torne acionista de companhias no exterior.

Apesar da volatilidade, os BDRs são investimentos que estão na carteira recomendada de várias casas de análise para 2021, especialmente por conta do tamanho do mercado internacional, especialmente, o mercado americano.

Assim, é possível avaliar algumas alternativas e expandir seus investimentos para fora do país, diversificando ainda mais sua carteira.

Fundos de ações

Os fundos de ações são uma alternativa interessante para quem quer investir na Bolsa, mas não deseja acompanhar e escolher cada ação para compor a carteira. 

Nesse caso, existe a possibilidade de investir em um fundo, que compra ações, sendo que a gestão do patrimônio é feita por profissionais da área.

Seu dinheiro ficará sob a responsabilidade de um gestor e uma equipe especializada, que administram o patrimônio e os investimentos.

Dessa forma, os fundos de ações são uma ótima alternativa de diversificação de portfólio.

Essa modalidade de investimento é interessante para a composição da carteira de um investidor de sucesso.

investidor de sucesso

É possível começar com pouco dinheiro?

Muitos acreditam que, para se tornar um investidor de sucesso, é preciso aplicar uma grande quantidade de capital.

No entanto, é possível começar com pouco dinheiro.

Grande parte dos investimentos disponíveis não possuem limite mínimo, e podem ser adquiridos com uma quantidade pequena de capital.

Por exemplo, existe a possibilidade de comprar títulos do Tesouro Direto com apenas R$30. Ou investir na Bolsa de Valores, que também possui ações com preços acessíveis a quem tem pouco dinheiro.

É um hábito no Brasil que as pessoas tenham uma conta poupança, e façam pequenos depósitos mensalmente, seja para reserva ou para atingir algum objetivo.

Entretanto, a poupança também é uma forma de investimento, mas é a menos rentável atualmente . Nesse caso, é possível aplicar o mesmo dinheiro que é poupado mensalmente em outras alternativas, que oferecem mais retorno .

Vale lembrar que quanto mais recurso o investidor tem, maiores são as possibilidades de produtos e maior a possibilidade de diversificação.

Dessa forma, existe, sim, a chance de se tornar um investidor de sucesso com pouco dinheiro. Basta pesquisar as melhores opções para o seu perfil e começar com pequenos passos.

Importante é ter a disciplina de sempre reservar a parcela destinada a investimentos no planejamento mensal.

Posso me tornar um investidor de sucesso?

Qualquer pessoa pode se tornar um investidor nos dias de hoje. Com a variedade de aplicações disponíveis no mercado, é possível encontrar a melhor alternativa para cada perfil.

Esse é o primeiro passo para ser bem-sucedido na área. Mas também é importante se atualizar, estudar como o mercado de investimentos funciona e sempre buscar inovar a carteira com diferentes aplicações.

Ter investimentos pode trazer inúmeras vantagens, além de ser uma maneira de multiplicar seu patrimônio e oferecer independência financeira no futuro.

Por isso, para ser um investidor de sucesso, basta começar a investir, e se dedicar para desenvolver todas as características e habilidades de um especialista.

Com experiência, paciência e esforço, você também poderá ter uma atuação bem-sucedida com investimentos, alcançando resultados cada vez mais positivos e rentáveis. A Atrio Investimentos possui uma equipe de especialistas para assessorar você na montagem de uma carteira.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

quer saber mais sobre investimentos?