1. HOME
  2. »
  3. Investimentos
  4. »
  5. Investimentos para aposentadoria: descubra quais são os melhores!

Investimentos para aposentadoria: descubra quais são os melhores!

Na foto, mulher com o celular na mão ao lado de um computador e analisando planilhas

Os investimentos para aposentadoria se tornaram o objetivo de muitas pessoas que buscam a tranquilidade financeira para este período. Eles fazem parte de uma estratégia de planejamento para quando chegar a hora de se aposentar. 

Com a Reforma da Previdência, que entrou em vigor em 2019, diversas mudanças ocorreram nas regras para o mercado de trabalho. E com isso, se instalou uma incerteza nos trabalhadores, sobre quanto tempo precisarão trabalhar para ter direito à aposentadoria. 

Por isso, quem tem uma renda a mais e deseja investir, vale a pena fazer isso, pensando também no futuro de sua aposentadoria. 

E quais são os melhores investimentos para aposentadoria? Se esta é a sua dúvida, então continue lendo este artigo! Porque aqui você encontrará uma lista com as melhores opções, além de dicas para você se planejar! 

Continue aqui e acompanhe o post!

investimentos para aposentadoria

A importância dos investimentos para aposentadoria

Antes de conhecer os nossos exemplos de bons investimentos para aposentadoria, é importante que você entenda a importância de fazer este planejamento. 

Diante do atual cenário econômico, a preocupação com a aposentadoria se tornou uma prioridade. Mas há pessoas que só pensam neste assunto quando estão com idades próximas deste período. Ou seja, após terem trabalhado por muitos anos. 

Todavia, essa realidade não é a recomendada, por diversos motivos. O principal deles é não depender das instituições públicas, como o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para ter uma boa renda na terceira idade. 

Porque o valor destinado ao trabalhador é muito menor do que o necessário para cobrir as despesas. E a principal razão disso é o aumento da expectativa de vida dos brasileiros. 

E por esta realidade, 21% dos brasileiros continuam trabalhando, mesmo depois de aposentados, destacou uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), divulgada em 2018. 

O balanço também informou que 47% dos aposentados continuam em alguma atividade profissional para complementar a renda que recebem do INSS.

Percebeu que para se ter uma aposentadoria tranquila, é preciso um planejamento? Portanto, quanto mais cedo você se preocupar com essa questão, mais formas de alcançar um bom retorno em investimento serão encontradas!

Afinal, os custos básicos, como moradia, alimentação, água, luz, saúde, vestuário, entre outros, estão inclusos nesta fase da vida e precisam ser arcados com uma renda fixa. 

E o planejamento é a melhor forma de garantir esse futuro mais tranquilo. E diversas questões precisam ser pensadas, como a idade que decidirá se aposentar, quanto será a renda desejada, e quais as alternativas de investimentos ideais. 

Como planejar investir para a aposentadoria  

E para você decidir a melhor opção dentre os investimentos para aposentadoria disponíveis, algumas dicas para planejar essa etapa são importantes. 

Existem diferentes meios de fazer esses planos. E para te ajudar, fique atento às dicas abaixo!

Faça um raio-x de seu orçamento

Avaliar todas as despesas domésticas ajuda no planejamento para guardar dinheiro para o futuro. Por isso, anote em uma planilha todos os seus gastos atuais. 

Nela, informe qual a sua renda mensal e quanto desse valor é gasto com as despesas, para conhecer a sua realidade financeira. 

É importante definir qual o valor destinado para a reserva de emergência. Diminua os gastos desnecessários, pois eles consomem um valor a mais, que podem ser bem aproveitados no futuro. 

Defina a idade que deseja se aposentar 

Decidir a idade que irá se aposentar costuma ser uma questão complexa, e por isso é preciso conhecer a atual situação financeira. 

Além disso, pense nisso avaliando a sua idade no momento. Com a consciência de quanto mais perto for do período, maior será o gasto para investimentos para aposentadoria. 

Calcule a estimativa da renda adequada 

Faça um cálculo de quanto dinheiro será necessário para que você viva tranquilamente, com base nos seus gastos mensais. 

Assim, calcule quanto precisa acumular para que possa retirar mensalmente no período em que estiver aposentado. 

Para essa estimativa, os impostos, taxas de rendimentos e qual a rentabilidade devem ser considerados no cálculo final. 

Os melhores investimentos para aposentadoria

Depois de entender mais sobre a importância de pensar nos investimentos para aposentadoria, e como fazer este planejamento, veja agora quais são as melhores opções. 

Todos esses investimentos devem ser considerados  em longo prazo, para garantir um bom retorno financeiro na sua terceira idade. 

Previdência privada

A previdência privada é outra alternativa para quem não quer depender da aposentadoria do INSS. Compostos por fundos de investimentos, podem ser comprados em instituições autorizadas. 

Essa forma de investimento tem duas etapas: a primeira é a de acumulação dos recursos. Ou seja, é o período onde os aportes são feitos para a construção de patrimônio. 

E a segunda é o pagamento dos benefícios, podendo o investidor escolher como  resgate mensal, anual ou renda vitalícia. 

Tesouro IPCA

Nossa primeira dica de investimento é o Tesouro IPCA, um título público federal que faz o acompanhamento da variação da taxa de inflação do índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). 

Ou seja, quando você comprar esses títulos, fará uma espécie de empréstimo ao Governo, o que deixa o seu dinheiro investido mais seguro. E outra vantagem é que o rendimento será acima da inflação. 

Ações

Outro investimento para aposentadoria que pode ser cogitado são as ações. Porque elas costumam pagar bons dividendos.

Os dividendos são os lucros que os acionistas receberão, de acordo com os resultados obtidos pelas empresas que investiram. 

Mas por ser um investimento considerado de alto risco, é importante que o investidor tenha uma carteira diversificada para assim garantir a sua rentabilidade. 

LCI e LCA

Os títulos Letras de Crédito Imobiliário (LCI) e de Agronegócio (LCA) são ativos de renda fixa emitidos pelos bancos. O objetivo é a captação de dinheiro no mercado imobiliário e do agronegócio. 

E esses investimentos costumam ter um alto retorno, podendo ser de 87% a 100% do CDI, além de serem isentos de impostos. Sem falar que eles são considerados de baixo risco, o que é ótimo para quem pensa em investir para a aposentadoria. 

investimentos para aposentadoria

Atrio Investimentos: ajudando em sua aposentadoria

Como você viu neste artigo, os investimentos para aposentadoria são ideais para quem deseja um bom futuro financeiro na terceira idade. 

E se você pensa em fazer este planejamento para começar a investir, conheça a assessoria especializada da Atrio Investimentos! 

Nossos profissionais têm mais de 30 anos de experiência no mercado financeiro e estamos à disposição para ajudar em sua aposentadoria! 

Para saber mais, acesse o nosso site e fale agora mesmo com os nossos assessores. Dê um passo a mais e alcance seus objetivos financeiros! 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

quer saber mais sobre investimentos?