1. HOME
  2. »
  3. Investimentos
  4. »
  5. Investimentos para iniciantes: quais os melhores para quem está começando no mercado

Investimentos para iniciantes: quais os melhores para quem está começando no mercado

Os investimentos para iniciantes já estão em seus pensamentos? Afinal, fim de ano é aquele momento para planejamentos e a questão financeira costuma ser uma das prioridades para muita gente.

Se este é o seu caso, felizmente existem diversas boas opções para você escolher e ingressar com sucesso neste mercado. 

Porque quem está começando ou deseja iniciar nos investimentos, busca dicas sobre quais são os melhores caminhos para seguir ou qual a assessoria de investimentos deve buscar. 

E pensando nisso, preparamos este conteúdo para auxiliar sobre os investimentos para iniciantes, abordando a sua importância e dicas com os 5 melhores para 2022. Então, aproveite a leitura!

investimentos para iniciantes

A importância dos investimentos para iniciantes

Mas porque é importante apostar nos investimentos para iniciantes? Para começar, o atual cenário econômico brasileiro é preocupante, e por isso, os investimentos podem ser uma forma de melhorar a realidade para o seu bolso. 

Isso ajuda a conquistar os objetivos mais diversos, desde uma viagem programada até mesmo garantir a aposentadoria. Mas independente disso, todo investidor tem metas onde destina o seu capital, com o objetivo de valorizá-lo com o tempo. 

E aliado à mudança da mentalidade dos brasileiros, que entendem e buscam cada vez mais sobre consultoria de investimentos, esse tema ganhou notoriedade. 

Portanto, vale a pena entender mais sobre essas movimentações e como elas podem ajudar a multiplicar os ganhos financeiros

E assim, ao ter esse conhecimento se torna mais fácil escolher as melhores opções para investir o seu dinheiro. Gostaria de saber mais? Então preste atenção no próximo tópico!

Investimentos para iniciantes: conheça os 5 ideais

Com o intuito de ajudá-lo a entender melhor as aplicações e investimentos para iniciantes, e você começar essa jornada da melhor forma, separamos abaixo 5 opções ideais para adentrar neste mundo do mercado financeiro. Aproveite as dicas!

Tesouro Selic

Nossa primeira dica de investimentos para iniciantes é o Tesouro Selic, por ser uma das mais procuradas opções quando o assunto é renda fixa

Disponível na plataforma do tesouro direto, esse investimento funciona como um empréstimo que você faz para o Governo Federal, e em troca tem uma remuneração com base na taxa Selic.

E a liquidez diária da taxa Selic se mostra uma grande vantagem para os investidores, porque o dinheiro pode ser resgatado quando eles desejarem e não há nenhuma perda financeira neste processo. 

LCI e LCA

As Letra de Crédito do Agronegócio e Letra de Crédito Imobiliário, respectivamente LCA e LCI, também são investimentos de renda fixa muito procurados. Ambos são compostos por títulos de créditos destinados a esses tipos de negócios, o agro e o imobiliário. 

Eles também são um empréstimo, mas neste caso o valor é destinado para instituições financeiras, usado para financiamentos nos setores do mercado imobiliário e do agronegócio. 

No momento em que o investidor faz a aplicação do dinheiro nas letras de crédito, um contrato é firmado entre ele e a instituição, garantindo o pagamento dos juros sobre o montante. O prazo é determinado nesta etapa. 

Essa modalidade de investimento conta com a garantia do Fundo Garantidor de Crédito (FGC), e por isso, é um investimento de baixo risco, e com rentabilidade que vale a pena.

A remuneração acontece de acordo com o Certificado de Depósito Interbancário (CDI) ou por uma taxa fixa anual. Outro grande atrativo destes investimentos para iniciantes é que ele não incide sobre impostos, como o IOF e o IR. 

Tesouro IPCA

 

Outra modalidade de investimento para iniciantes é o Tesouro IPCA, opção de renda fixa que apresenta uma taxa fixa mais o desempenho do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA).

Em outras palavras, o seu rendimento é acima da inflação, mas deve ser mantido até uma data de vencimento. Portanto, essa modalidade é ideal para quem deseja gerar patrimônio e não precisar retirar valores em curto prazo. 

Fundos de Investimentos


Por fim, outra boa opção de investimentos para iniciantes são os fundos de investimento. Trata-se de uma comunidade de investidores, que confiam valores a um gestor. 

A missão desse gestor é buscar as melhores aplicações para esses valores. Ao escolher um fundo, os investidores confiam que esta pessoa fará boas escolhas, e certamente melhores do que as decisões que tomariam sozinhos. 

Como existem diversos tipos de fundos, incluindo os mais conservadores e chegando aos fundos mais agressivos, é importante uma análise mais minuciosa, e se possível, com uma assessoria de investimentos. 

E com o passar do tempo, você também pode evoluir nas suas escolhas de fundo, se quiser arriscar um pouco mais.

Ações

As ações são um tipo de investimento de renda variável, mas que pode ser uma boa escolha para quem está iniciando. Porém é ideal para quem tem o perfil arrojado. 

Por meio da bolsa de valores, você irá comprar ações e garantir uma parte do capital de uma empresa, se tornando um sócio.

Assim, o retorno financeiro acontece com a valorização das ações e da distribuição do  lucro líquido do negócio para os acionistas.

investimentos para iniciantes

Conclusão

Com essas dicas sobre investimentos para iniciantes, esperamos ter apresentado as boas opções para você que está começando entender como entrar nesse mercado, com riscos extremamente baixos e uma boa rentabilidade, indo além da tradicional poupança. 

Mas, antes de investir, pesquisar bastante é fundamental, porque você precisa conhecer o investimento, quais são os valores mínimos, prazos de resgate e previsão de retorno. 

Independente de qual escolher, a certeza é que o seu dinheiro será mais valorizado e  esses investimentos te ajudarão a realizar sonhos e alcançar metas pessoais.

Agora que você já sabe como começar a investir, que tal uma consultoria de investimentos especializada? Conte com a Atrio Investimentos!

Nossa equipe é formada por profissionais com mais de 30 anos de experiência no mercado financeiro, e que estão à disposição para ajudar! 

Para saber mais, acesse o nosso site e fale agora mesmo com os nossos assessores. Alcance seus objetivos financeiros com a Atrio! 

 E o que achou do artigo Investimentos para iniciantes: quais os melhores para apostar? Não deixe de acompanhar outros conteúdos do universo dos investimentos em nosso blog. 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

quer saber mais sobre investimentos?