1. HOME
  2. »
  3. Investimentos
  4. »
  5. Perfil de investidor: você sabe qual é o seu? Te ajudamos a descobrir!

Perfil de investidor: você sabe qual é o seu? Te ajudamos a descobrir!

Na foto, uma pessoa olhando com uma lupa gráficos no papel e com uma calculadora ao lado.

Escolher os melhores investimentos é um passo fundamental para bons retornos financeiros no futuro. E por isso, saber qual o perfil de investidor você se encaixa é necessário.

Esse perfil é descoberto após uma análise das características do investidor, perante os diferentes tipos de investimentos. Sejam eles com envolvimento de riscos ou não. 

Saber qual é o seu perfil fará a diferença em seus investimentos. Porque te ajudará a fazer escolhas inteligentes para que o seu dinheiro renda muito mais!

E se você tem dúvidas sobre como identificar da forma correta em qual perfil se encaixa, então continue lendo este post!

Aqui vamos te ajudar a descobrir o seu perfil de investidor, apresentando as diferenças de cada um. Além de outros pontos necessários para essa identificação. Boa leitura! 

perfil de investidor

O que é um perfil de investidor?

O perfil de investidor é uma excelente maneira de orientar qual tipo de investimento é adequado para determinada pessoa. 

Trata-se de uma classificação, que indicará a personalidade de quem está investindo. Um dos principais pontos analisados é qual o nível de tolerância que o investidor tem em relação aos riscos. 

Ou seja, a análise quer saber quais as suas características e objetivos, para fazer um comparativo com os tipos de investimentos disponíveis. 

Assim, serão avaliadas informações como conhecimento do mercado, valor a ser investido, prazos dos objetivos, renda e patrimônio do investidor, idade, entre outros pontos. 

Inclusive, essa classificação é exigida pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que regula todos os investimentos, instituições, bolsa de valores e aplicações financeiras. 

Existem três tipos de perfil de investidor, definidos pela Associação Brasileira de Entidades de Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima). São eles:

  • conservador;
  • moderado;
  • agressivo.

Veja abaixo mais detalhes sobre cada um deles. 

Tipos de perfil de investidor

Seja conservador, moderado ou agressivo, o perfil de investidor mostra qual a aversão ou vontade de encarar os riscos financeiros do investimento que quem investe apresenta. 

As instituições financeiras trabalham com esses perfis e fazem a análise dos clientes que desejam investir. Vamos acompanhar a partir de agora mais sobre eles.

Perfil de investidor conservador

Esse perfil de investidor apresenta um receio maior perante aos riscos. Ou seja, prefere aplicar o seu dinheiro em produtos que não terá risco, ou quase nenhum, de perdê-lo.

Esse investidor quer ganhos reais mas com o menor risco, mesmo que tenha que deixar de lado uma rentabilidade maior. 

Por isso, quem tem o perfil de investidor conservador deve apostar para a sua carteira em produtos com riscos mais baixos, em investimentos de renda fixa como:

  • CDB;
  • LCI/LCA;
  • Fundos de Renda Fixa;
  • Tesouro Direto;
  • LC.

Porque a principal característica do investidor conservador é querer que o patrimônio seja preservado, apostando em produtos com baixa oscilação e riscos. 

Perfil de investidor moderado

Uma pessoa investidora com o perfil moderado já tem controle para assumir um certo risco em suas operações. 

Portanto, é um investidor que está disposto a assumir riscos moderados, para em troca ter maior rentabilidade. Mas também não abre mão da segurança do retorno nos investimentos. 

Por isso, ainda pensa em riscos menos pesados na hora de investir.  Assim, na hora de aplicar o dinheiro, costuma variar em investimentos de renda fixa e outras opções, incluindo até ações. 

O conhecimento de mercado deste investidor é maior e portanto, ele tem mais capacidade de diversificar os investimentos, em prazos diferentes. 

Ele estabelece alguns limites de perdas aceitáveis, mas não deixa de investir em produtos conservadores no mercado. 

Perfil de investidor agressivo

Por fim, chegamos ao terceiro tipo de perfil de investidor. É a pessoa que está disposta a correr riscos maiores, com o objetivo de ter mais rentabilidade. 

A sua carteira de investimentos é formada na maior parte por investimentos de renda variável, incluindo ações e fundos de ações, por exemplo. 

O investidor de perfil agressivo tem uma grande inteligência emocional, e assim lida com mais objetividade as perdas financeiras de seus investimentos. E também em relação aos ganhos. 

E para isso, tem um grande conhecimento do mercado financeiro, adquirindo após muito estudo sobre investimentos. 

E por isso, este investidor direciona os seus valores em investimentos com maior risco com chance de garantir bons retornos, como ações de grandes empresas, por exemplo. 

perfil de investidor

Porque é importante conhecer o perfil de investidor?

Uma pessoa que resolve ingressar no mundo dos investimentos costuma não ter o conhecimento adequado para adentrar no mercado de ações, por exemplo. 

Assim, os riscos de perder dinheiro em um curto prazo é grande e fará com que ela não conheça as vantagens desse investimento. Por isso, é importante que antes de escolher os produtos financeiros, ela saiba qual é o seu perfil de investidor. 

Porque para ter sucesso nos investimentos, é preciso conhecer a si mesmo e quais as suas tolerâncias ou vontade de correr riscos. 

Traçar o perfil de investidor também faz parte do planejamento financeiro para conquistar metas, a curto ou longo prazo. 

Como saber qual o seu perfil de investidor

Depois de conhecer o que é e quais são os tipos de perfil de investidor, chegou o momento de saber como descobrir qual você se encaixa. 

E a melhor forma de saber isso é fazer o teste de análise de perfil, que é disponibilizado pelas instituições financeiras que realizam investimentos, como as corretoras de valores. 

Esse questionário é feito com todos os clientes que desejam investir. Todas as questões, incluindo interesses, rendas, idade e objetivos são respondidas. No fim, um perfil será indicado para a pessoa. 

perfil de investidor

Descubra o seu perfil de investidor com a Atrio

Sabemos que cada investidor tem suas necessidades e seus objetivos, especialmente quando o assunto é o seu patrimônio. E neste artigo você acompanhou como é cada tipo de perfil. 

Assim, o nosso desafio é levar soluções adequadas a cada investidor, com um cuidadoso mapeamento do perfil de nossos clientes, visando prestar uma assessoria perfeita e de total qualidade.

E se você quer saber qual o seu perfil para começar a investir, conheça a assessoria especializada da Atrio Investimentos

Nossos profissionais têm mais de 30 anos de experiência no mercado financeiro e estamos à disposição para ajudar a saber o seu perfil de investidor e outros assuntos sobre investimentos!

Para saber mais, acesse o nosso site e fale agora mesmo com os nossos assessores. Tenha mais segurança para começar hoje mesmo a investir!

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

quer saber mais sobre investimentos?