1. HOME
  2. »
  3. Investimentos
  4. »
  5. Ranking fundos imobiliários: melhores fundos de 2021 [DICAS]

Ranking fundos imobiliários: melhores fundos de 2021 [DICAS]

Ranking fundos imobiliários

Conhecer o ranking fundos imobiliários é fundamental para estar sempre atualizado nesse segmento e ter os melhores resultados possíveis.

Isso porque existem inúmeros investimentos disponíveis, mas alguns possuem mais potencial de retorno em determinado momento.

Dessa forma, conhecer a lista de melhores fundos e como avaliá-los pode fazer a diferença na hora de montar uma carteira lucrativa de ativos.

Por isso, a Atrio Invest preparou um guia especial para te ajudar a conhecer o ranking fundos imobiliários e quais as previsões para o ano de 2021. Acompanhe!

Por que conferir o ranking dos melhores fundos imobiliários?

Se você deseja se tornar um investidor experiente e bem-sucedido, é fundamental conferir o ranking dos melhores fundos imobiliários do momento.

Esse segmento vem ganhando espaço no mercado, inclusive sendo cotado como um dos ativos mais recomendados para 2021.

Depois da pandemia de coronavírus em 2020, a expectativa é que os fundos imobiliários voltem a se recuperar no próximo ano, de acordo com o portal Exame.

Por conta dessa volatilidade do mercado, é importante acompanhar os indicadores e as atualizações sobre o ranking fundos imobiliários.

Dessa forma, como investidor, você poderá ter um maior conhecimento sobre o segmento, e avaliar os melhores ativos para compor sua carteira.

É claro, definir o que são bons investimentos depende de uma série de avaliações pessoais, como as suas necessidades, objetivos e o seu perfil de investidor.

No entanto, aplicar em fundos que estão em alta aumenta as chances de resultados positivos, e, consequentemente, maior rentabilidade.

Por isso, vale a pena conferir a lista de melhores fundos imobiliários e entender melhor como ela se organiza.

ranking fundos imobiliários

Qual o racional para a seleção dos ativos do Ranking fundos imobiliários

Os Fundos de Investimento Imobiliário são ativos de renda variável, ou seja, sua performance no passado não garante, necessariamente, que os fundos trarão bons resultados no futuro.

Por esse motivo, é necessário utilizar alguns racionais para determinar o ranking dos melhores fundos imobiliários, de acordo com a análise do mercado no momento.

Dessa forma, a lista permanecerá atualizada, e os investidores poderão ter um acompanhamento mais concreto de cada indicativo.

Saiba o que considerar na hora de avaliar os ativos que irão compor o ranking fundos imobiliários:

1. Analise os indicadores de Fundos Imobiliários

Por conta da variedade de ativos no mercado de imóveis, é preciso utilizar alguns parâmetros para analisar o custo-benefício de cada fundo imobiliário.

É nesse momento que os indicadores entram em ação.

Basicamente, eles representam índices e métricas para avaliar o desempenho de cada investimento.

Nesse segmento, os indicadores abordam aspectos como:

  • Percentual de desocupação dos imóveis;
  • Valorização da cota;
  • Renda passiva gerada;
  • Entre outros índices.

Por isso, é importante considerar os indicadores de FIIs antes de realizar o investimento.

Além de ajudar a examinar o custo-benefício desses ativos, essas métricas também determinam o ranking fundos imobiliários, a partir dos investimentos com os melhores desempenhos.

Alguns dos indicadores que você pode analisar são:

  • Vacância: número de imóveis ou salas sem inquilinos;
  • P/VP: Valor patrimonial vs quantidade de cotas;
  • Gestão e taxas: quanto custa para se tornar um investidor de determinado fundo.

2. Valor patrimonial

O valor patrimonial também é um importante indicador que determina o ranking dos fundos imobiliários com os melhores ativos.

Isso porque as cotas dos FIIs são negociadas na Bolsa de Valores, seguindo a demanda e a oferta da bolsa de valores.

Dessa forma, nem sempre essas cotas refletem o valor real do imóvel, de modo que é necessário determinar um segundo indicador.

Nesse caso, o valor patrimonial é a soma dos ativos do fundo, ou quanto ele valeria se todos seus imóveis fossem vendidos.

Assim, o investidor poderá comparar o valor da cota com o valor real do patrimônio, e analisar quais os ativos que estão mais descontados ou menos descontados na bolsa.

No entanto, é importante ressaltar que diversos fundos imobiliários são vendidos abaixo do seu valor patrimonial, mas e que podem ser um bom investimento, dependendo do seu perfil.

3. Distribuições mensais

Por fim, as distribuições mensais representam a divisão dos lucros entre os cotistas do fundo, após o pagamento dos inquilinos.

Assim, quanto maior a distribuição, maior foram os lucros gerados por aquele empreendimento.

Por isso, é importante considerar as distribuições mensais no momento de elaborar o ranking fundos imobiliários.

Desse modo, o investidor poderá avaliar quais os ativos mais interessantes, e investir nos fundos com as melhores oportunidades de retorno mensal.

ranking fundos imobiliários

Posso montar uma carteira somente com os ativos do Ranking fundos imobiliários?

Quando se trata de investimentos, ter uma carteira variada traz diversos benefícios para o investidor, como mais rendimentos, segurança e experiência na área.

E além dos segmentos variados que compõem o mercado de investimentos, cada área também possui inúmeras possibilidades, como é o caso dos fundos imobiliários.

Nesse cenário, é possível montar uma carteira somente com os ativos da lista, mas é importante analisar os indicadores que citamos acima.

Isso ficará a critério de cada investidor, que pode escolher os investimentos que considerar mais interessantes.

Por conta da variedade de fundos imobiliários que existem, é importante considerar todos os indicadores mesmo que o fundo esteja no ranking fundos imobiliários.

Não olhe apenas uma variável

No entanto, é fundamental se atentar para uma avaliação mais completa e efetiva antes de montar uma carteira unicamente com esses fundos.

Investidores experientes se atentam para mais de uma variável que define o ranking fundos imobiliários.

Isso porque trata-se de um mercado que oscila bastante, que pode se alterar diariamente, modificando a posição e a gestão dos fundos.

Assim, antes de começar a investir, procure considerar mais de um indicador a variável, olhando para o fundo como um todo, e considerando seu custo-benefício total.

Principais setores de atividade do Ranking fundos imobiliários

Existem vários tipos de fundos de investimento imobiliário, como os rendas de papel, rendas de tijolo ou fundos híbridos.

Assim, o ranking fundos imobiliários com as melhores cotações no momento possui em ativos diversos de diversos setores.

No entanto, você pode conferir os principais que compõem essa lista, e adquirir mais conhecimento sobre qual a melhor área para investir em 2021:

Hectare CE (HCTR11)

O Fundo Imobiliário Hectare CE, conhecido pelo código HCTR11, é um fundo do tipo papel. Ou seja, investe em títulos de dívidas imobiliárias, como Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRI).

A carteira desses ativos apresentou uma valorização significativa em 2020, e expectativas indicam que ela continuará entre os primeiros lugares do ranking em 2021 também.

Para investidores interessados no segmento, vale a pena conferir material publicitário da Hectare CE, e dar uma olhada na estratégia do fundo.

XP industrial (XPIN11)

Enquanto isso, o XP Industrial também é um setor popular para o próximo ano. Identificado pelo código XPIN11, esse fundo é do tipo tijolo, e foca especialmente em empreendimentos de galpões industriais.

Seu perfil busca adquirir imóveis para geração de renda mensal, e apesar da crise no segmento em 2020, a área está voltando a ganhar espaço no mercado.

Além disso, trata-se de um setor tradicional, com boas possibilidades de gerar uma renda contínua para os cotistas.

Atrio Investimentos: a melhor assessoria para te ajudar com Ranking de fundos imobiliários

Pode ser difícil acompanhar o ranking fundos imobiliários, especialmente para investidores iniciantes, que estão começando a conhecer o segmento.

Por isso, é recomendável buscar uma empresa especializada para te ajudar nesse monitoramento, e a Atrio Investimentos é a melhor alternativa para isso.

Nosso grupo possui um time de profissionais com conhecimento na área, para te indicar os melhores fundos e orientar seus investimentos.

Além disso, a Atrio Investimentos também tem experiência no mercado, e poderá te ajudar a administrar sua carteira de ativos de imóveis com a expertise de profissionais especialistas.

Com uma equipe de assessoria especializada, ficará mais fácil acompanhar esses investimentos e ter resultados positivos, especialmente uma instituição de renome como a Atrio.

Vale a pena acompanhar o ranking fundos imobiliários?

O mercado de investimentos oferece uma série de oportunidades para todos os tipos de investidores, com aplicações de todos os tipos.

No entanto, é importante conhecer o segmento de interesse, para poder adquirir os melhores ativos e ter bons rendimentos.

Assim, é fundamental acompanhar o ranking fundos imobiliários, principalmente por se tratar de investimentos que se beneficiam com a taxa de juros mais baixa.

Ao monitorar os melhores ativos e seus indicadores, você poderá fazer um investimento mais seguro e com mais confiança.

Por isso, procure pesquisar as atualizações do mercado de FIIs e monitorar os fundos que estão em alta, para ter uma carteira rentável e experiências positivas no segmento.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

quer saber mais sobre investimentos?